Skip to main content

Foto: JBS/Divulgação

 

A JBS firmou, no início desta semana, seu primeiro acordo judicial com o Ministério Público do Trabalho (MPT) relacionado a ações para prevenção e controle da Covid-19 entre seus funcionários.

Em ação civil pública movida por procuradores do trabalho de Santo Ângelo desde abril, a empresa comprometeu-se a fazer triagem de todos os colaboradores assintomáticos não contactantes e testar os casos suspeitos antes de retomar as atividades em Três Passos (RS), paradas há duas semanas por determinação da Justiça.

saiba mais

Governo e frigoríficos adotam "lei do silêncio" sobre China testar carnes contra Covid-19

 

A unidade, com 989 funcionários diretos, teve sua habilitação de exportação para a China suspensa no início deste mês em meio ao aumento das contaminação entre seus trabalhadores.

De acordo com a procuradora do trabalho integrante do Projeto de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos do MPT, Priscila Dibi Schvarcz, o frigorífico apresentou mais de 40% de casos confirmados em testagem realizada no último dia 17, com 408 trabalhadores tendo resultado positivo para Covid-19.

saiba mais

China passa a exigir que frigoríficos façam teste de Covid-19 em carnes

 

“Estávamos divergindo sobre o método de testagem e sobre a necessidade ou não de afastamento dos trabalhadores que eles classificaram como assintomáticos não contactantes”, explica a procuradora, que acompanhou a ação junto com o procuradores Fernanda Alitta Moreira da Costa e Roberto Portela Mildne.

“Eles (empresa) entendem que teria de ter a demonstração de um contato entre o trabalhador assintomático e um eventual confirmado ou suspeito de Covid-19, mas em uma situação em que mais de 40% dos trabalhadores estão confirmados com a doença, não é possível mais saber quem tem contato com quem, principalmente em um período de tempo tão grande desde o início do surto e a testagem”, explica a procuradora.

saiba mais

Há exageros na divulgação de casos de Covid em frigoríficos, diz Tereza Cristina

 

Segundo Priscila, o grupo de assintomáticos contactantes, segundo os critérios da JBS, reuniria apenas 79 casos do total de trabalhadores. Além de convocar os funcionários enquadrados como "assintomáticos não contactantes" para triagem, a empresa também se comprometeu a oferecer máscaras faciais do tipo PFF2 na fábrica e no transporte, bem como garantir o uso de máscara face shield no setor produtivo.

“Trata-se do primeiro acordo firmado pelo MPT com a JBS no contexto da Covid-19. Embora não tenham sinalizado abertura para negociar a implantação de medidas de prevenção nas plantas, foi, sem dúvida, uma evolução no diálogo”, avalia Priscila.

saiba mais

MPT investiga 162 denúncias sobre Covid-19 em frigoríficos, a maioria no sul do país

 

Em nota, a JBS disse que “confirma a continuidade da operação em sua unidade de Três Passos”. “A empresa reitera que a proteção e a saúde dos seus colaboradores é o seu principal objetivo e que, desde o início da pandemia, adota um rigoroso protocolo de segurança e que está em total conformidade com o poder público e segue as recomendações dos órgãos de saúde nacionais e internacionais”.
Source: Rural

Leave a Reply