Skip to main content

(Foto: ABPA/Reprodução)

 

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), lançou nesta quinta-feira (30/7) vídeos em português, inglês e mandarim mostrando cuidados adotados pelos frigoríficos brasileiros para proteger funcionários durante a pandemia de Covid-19.

“Há grande desinformação circulando neste período de pandemia, o que gera julgamentos injustos contra quem trabalha para o abastecimento e a segurança de quem produz.  Estes vídeos buscam mostrar com transparência todos os cuidados tomados na prática, que deixam claro que os frigoríficos são ambientes seguros”, ressalta Francisco Turra, presidente da ABPA.

saiba mais

Governo e frigoríficos adotam "lei do silêncio" sobre China testar carnes contra Covid-19

 

Os vídeos mostram os protocolos em vigor nos frigoríficos, incluindo transporte, acesso às unidades, vestiários, refeitórios e áreas de descanso, além de medidas adotadas nas linhas de produção.

De acordo com o diretor-executivo da entidade, Ricardo Santin, o setor produtivo segue a legislação e hoje tem como parâmetro adicional um protocolo aprovado cientificamente pelo Hospital Israelita Albert Einstein: um guia com 256 páginas de recomendações envolvendo todas as etapas do processo produtivo e as instalações das empresas.

Assista ao vídeo em português

“Nosso setor adotou medidas antes mesmo da quarentena no Brasil, intensificando os cuidados que já eram rigorosos. Desenvolvemos outros quatro protocolos, de acordo com os avanços nas informações disponibilizadas pelos órgãos de saúde nacionais e internacionais, como a Anvisa e a Organização Mundial da Saúde. São regramentos com bases técnicas, alicerçados com a validação de epidemiologistas, que preservam a segurança”, diz Santin.

Entre os cuidados adotados pelos frigoríficos, segundo a ABPA, estão afastamento de todos os colaboradores identificados como grupo de risco, monitoramento da saúde dos trabalhadores, ações para evitar aglomerações e intensificação de processos de higiene, tanto dos funcionários quanto do frigorífico.

saiba mais

Há exageros na divulgação de casos de Covid em frigoríficos, diz Tereza Cristina

 

Além disso, a associação cita campanhas de conscientização interna e setorial, uso de máscara ou escudo facial, além dos habituais uniformes, luvas, máscaras e outras camadas de proteção, bem como a instalação de barreiras laterais, impedindo contato entre os colaboradores na linha de produção.
Source: Rural

Leave a Reply