Skip to main content

(Foto: Teresa Raquel Bastos/Ed. Globo)

 

Autoridades estaduais e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estão investigando relatos de que centenas de residentes receberam sementes não encomendadas pelo correio. As autoridades agrícolas dos EUA iniciaram as investigações depois que alguns moradores receberam pacotes de sementes não solicitados que parecem ter sido originários da China.

Mike Strain, comissário de Agricultura e Silvicultura da Louisiana, que está investigando os pacotes recebidos naquele Estado, disse que o USDA também está apurando o assunto. Um porta-voz do USDA disse que o Serviço de Inspeção de Sanidade Animal e Vegetal da agência está ciente de que "pessoas de todo o país receberam pacotes de sementes não solicitados da China nos últimos dias".

O porta-voz disse que o USDA está trabalhando com o Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) e com os departamentos estaduais de Agricultura para impedir a entrada ilegal de sementes proibidas e proteger a agricultura dos EUA de pragas invasoras e ervas daninhas nocivas. Strain, de Louisiana, disse que os pacotes enviados aos residentes do Estado parecem ser da China e do Usbequistão, e que alguns foram rotulados para sugerir que continham joias, brinquedos ou fones de ouvido sem fio.

A Embaixada da China e a Embaixada do Usbequistão em Washington não responderam aos pedidos de comentário da Dow Jones Newswires. Outros departamentos de agricultura dos Estados da Virgínia a Washington estão investigando pacotes semelhantes e pediram aos moradores que relatassem quaisquer caso de recebimento de sementes não solicitadas pelo correio. As autoridades pedem às pessoas que não plantem as sementes.

A Associação Nacional dos Departamentos Estaduais de Agricultura diz que está trabalhando em estreita colaboração com o USDA e o DHS para entender a origem das sementes.As autoridades estão tentando identificar as sementes que, segundo eles, podem ser plantas invasoras, uma ameaça às culturas nativas, ou podem introduzir doenças ou prejudicar o gado. "Acho que ninguém concluiu o que realmente está acontecendo aqui. Do ponto de vista agrícola, a nossa maior preocupação é se eles são invasivos ou contêm pragas ou doenças de plantas", disse Strain.

saiba mais

Argentinos dizem que ainda há 50 milhões de gafanhotos perto da fronteira com o Brasil

 

Strain disse que seu departamento soube na sexta-feira que um morador havia recebido sementes não solicitadas pelo correio. Desde que divulgou as informações publicamente no mesmo dia, o departamento recebeu telefonemas de mais de 150 pessoas no Estado de Louisiana e em outros Estados, da Califórnia a Massachusetts, que receberam pacotes semelhantes. Agentes de campo começaram a coletar sementes de residentes em todo o Estado.

As sementes iniciais, trazidas para um laboratório em Baton Rouge, parecem ser sementes de lótus chinês, disse Strain. Outros pacotes continham outros tipos de sementes, que os funcionários ainda não identificaram. Alguns departamentos estaduais de Agricultura disseram que os embarques de sementes equivalem à prática ilegal de contrabando agrícola porque foram intencionalmente rotulados incorretamente para contornar as práticas de fiscalização dos EUA.

A importação de sementes geralmente envolve um processo rigoroso que exige que as sementes sejam provenientes de uma fonte certificada e sejam aprovadas pelas autoridades federais, disseram os departamentos. Algumas pessoas que receberam os insumos disseram às autoridades que já as plantaram.

Michael Wallace, porta-voz do Departamento de Agricultura e Serviços ao Consumidor da Virgínia, disse que recebeu relatos de mais de mil pessoas na Virgínia e em 12 outros Estados que receberam pacotes semelhantes ao longo do mês passado. Wallace disse que a investigação da Virgínia está em seus estágios iniciais, mas que as sementes podem ser um exemplo de prática em que as empresas enviam mercadorias não solicitadas a indivíduos e depois publicam análises positivas e falsas dos itens em nome do destinatário.

Em uma publicação relacionada no Facebook, um departamento de polícia de Ohio disse que essa prática é uma farsa usada pelos fornecedores para aumentar as classificações de produtos e aumentar a visibilidade online. O departamento pediu que os residentes de Ohio que receberam sementes pelo correio entrassem em contato com a polícia.

O Departamento de Agricultura de Washington acredita que alguns dos pacotes enviados aos seus residentes continham sementes de citros, que poderiam transmitir doenças. Além de serem invasivas, as autoridades estão preocupadas com o fato de as sementes enviadas poderem ser tóxicas para o gado ou animais selvagens, disse Karla Salp, porta-voz do departamento.

"Não precisamos lidar com outra coisa do tipo kudzu", disse ela, referindo-se a uma planta invasora que mata ou prejudica outras plantas, cobrindo-as com folhas, quebrando galhos ou arrancando árvores e arbustos.

As sementes enviadas aos residentes de Utah até agora não parecem ser invasivas, disse Logan Wilde, comissário do Departamento de Agricultura e Alimentos do Estado, apesar de mais testes genéticos serem feitos, e algumas sementes também estão sendo testadas quanto a produtos químicos que podem ter sido aplicados sobre elas.

O departamento identificou algumas sementes como sementes de narciso ou grama. Wilde disse que algumas sementes foram enviadas aos moradores que fizeram pedidos on line de materiais para fabricar joias.
Source: Rural

Leave a Reply