Skip to main content

 Casos de Covid-19 entre trabalhadores de frigoríficos do MS estão distribuídos em 9 plantas de pelo menos oito municípios (Foto: Getty Images)

 

Segundo maior Estado em abate de bovinos no primeiro trimestre deste ano, Mato Grosso do Sul tem 1.660 trabalhadores de frigoríficos com teste positivo para Covid-19, segundo levantamento realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). 

Os casos estão distribuídos em nove plantas de pelo menos oito municípios. Segundo o IBGE, 58 unidades frigoríficas informaram abates de janeiro a março deste ano, 41 delas de bovinos.

saiba mais

MT tem 14 frigoríficos com casos confirmados de Covid-19, aponta MPT

 

Em Dourados, segunda cidade com mais casos no Estado, o MPT calcula que há 1.003 trabalhadores de frigoríficos contaminados com o novo coronavírus em duas unidades. Na maior delas, da JBS, 24,5% dos funcionários testaram positivo para a doença.

A situação levou o sindicato local a entrar com uma ação civil pública contra o frigorífico, exigindo indenizações que variam de R$ 100 mil a R$ 500 mil, além de pensão aos dependentes daqueles que venham a falecer por causa da Covid-19.

saiba mais

Frigoríficos vão ao STF contra multas sanitárias aplicadas após Operação Carne Fraca

 

De acordo com o sindicato, a empresa não tem custeado o tratamento dos trabalhadores infectados e cita “abalos na saúde mental decorrentes da real possibilidade de que viessem a ser acometidos por tais patologias ou decorrentes da discriminação sofrida pelo estigma
social a eles impingido em razão do surto ocorrido” no frigorífico. A ação é a primeira do país a pedir indenização a frigoríficos por prejuízos físicos e emocionais causados pela doença.

Procurada, a JBS afirmou que não comenta processos judiciais em andamento e que “não tem medido esforços para a garantia do abastecimento e da produção de alimentos dentro dos mais elevados padrões de qualidade e segurança além da máxima proteção dos seus colaboradores”.
Source: Rural

Leave a Reply