Skip to main content

(Foto: Thinkstock)

 

O que aconteceu com a bananeira (foto abaixo)? Sandra Maria dos Santos, de Itabira (MG)

Aparentemente, os sintomas são de um distúrbio fisiológico conhecido como embuchamento. Caracteriza-se pela deformação do cacho, o qual é emitido fora da sua posição usual. Devido a um encurtamento da distância entre as bases das folhas, o cacho pode ter dificuldade para ser emitido, chegando, em alguns casos, a sair no meio do pseudocaule.

Bananeira da leitora Sandra Santos (Foto: Sandra Santos)

 

Normalmente, o embuchamento é decorrente de uma situação de estresse fisiológico, que pode ser causado por condições climáticas adversas, como frio ou baixa luminosidade durante a diferenciação floral. A ocorrência de embuchamento, portanto, apresenta um padrão sazonal – depende da estação do ano.

Como medida de prevenção, recomenda-se o cultivo de variedades mais tolerantes ao frio, como as bananeiras do tipo prata, e evitar o plantio em áreas sujeitas à temperatura baixa. Também, alguns problemas nutricionais, como deficiências de cálcio, boro ou zinco, são associados, algumas vezes, às plantas com embuchamento.

Adubações equilibradas são necessárias, por isso recomenda-se análise de solo e acompanhamento da plantação por meio de análises foliares.

Consultor: Luiz Antonio Junqueira Teixeira, pesquisador do Centro de Solos e Recursos Ambientais do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Av. Barão de Itapura, 1.481, Caixa Postal 28, CEP 13012-970, Campinas (SP). Tel. (19) 2137-0600
Source: Rural

Leave a Reply