Skip to main content

(Foto: Daderot/Wikimedia Commons)

 

Em seminário virtual realizado nesta quinta-feira (23/7) pelo Conselho Empresarial Brasil-China, o ministro conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Qu Yuhui, defendeu que a demanda por commodities brasileiras por parte do país asiático não pode ser alvo de críticas em um contexto de desmatamento na Amazônia.

De acordo com ele, a China não pode ser relacionada à derrubada de árvores no bioma por comprar do Brasil. Pelo contrário, diz Yuhui, o país asiático é a favor de uma produção agrícola sustentável e quer contribuir com isso. “A tecnologia, a ciência e a inovação podem aumentar a rastreabilidade e, consequentemente, ajudar na sustentabilidade”, disse.

saiba mais

Maioria do desmatamento na Amazônia entre 2008 e 2019 foi em propriedades rurais

 

Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, o embaixador Orlando Leite Ribeiro afirmou durante o seminário que 40% das exportações agrícolas brasileiras tiveram como destino a China no primeiro semestre de 2020. “A exportação de soja para a China correspondeu a 28,6% do total embarcado pelo agronegócio brasileiro para o mundo”, apontou.

Nesta convergência entre demanda, oferta e sustentabilidade, Rodrigo Santos, presidente da divisão Cropscience da Bayer na América Latina, disse que a cooperação entre os dois países pode acelerar a produção sustentável, incluindo a biotecnologia. “Essa é uma das formas que o governo chinês e o governo brasileiro podem, na cooperação regulatória, com sincronismo de aprovações de biotecnologia, acelerar o processo de produzir com sustentabilidade”, sugeriu.

saiba mais

Marfrig rastreará fornecedores indiretos de gado na Amazônia e no Cerrado

 

Frigoríficos

O ministro da Embaixada da China no Brasil também se pronunciou a respeito dos frigoríficos brasileiros, que têm enfrentado uma série de interdições por causa da Covid-19. Qu Yuhui esclareceu que o interesse do país asiático é manter a estabilidade do comércio agropecuário com o Brasil.

Quanto às exigências sanitárias, ele disse que é “mais uma medida que precaução para que não haja um impacto sistêmico no esforço de combate à Covid-19” e que “qualquer cuidado não é muito para que não haja impacto no nosso comércio no futuro”.

saiba mais

Testagem mostra contaminação de imigrantes por Covid-19 acima da média em frigorífico de SC

MT tem 14 frigoríficos com casos confirmados de Covid-19, aponta MTP

 
Source: Rural

Leave a Reply