Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (22/7) no site da Globo Rural.

Covid entre imigrantes nos frigoríficos

(Foto: Getty Images)

 

A secretaria da Saúde do municpio de Chapecó (SC) informou, nesta quarta-feira (22/7), que a administração municipal “não faz distinção entre a população local e os imigrantes, indiferente da sua nacionalidade” ao elaborar ações de prevenção e controle da Covid-19 na cidade. 

A nota foi uma resposta a questionamento feito por Globo Rural, depois que uma ação de testagem em uma unidade frigorífica de grande porte, com cerca de 4,9 mil funcionários, apontou índice de contaminação da doença entre imigrantes até duas vezes superior à média encontrada entre brasileiros.

"Reverberação maior que o fato"

 (Foto: Reprodução)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, criticou a "reverberação muitas vezes maior do que o fato" em relação aos casos de coronavírus detectados em frigoríficos brasileiros. "A reverberação muitas vezes é maior do que o fato. Essa é uma preocupação grande porque, quando você distorce a informação e ela chega lá fora, temos tido problemas com isso", disse a ministra em uma webinar nesta quarta-feira (22/7). 

Gafanhotos mais perto do Brasil

(Foto: Senasa/Divulgação)

 

O Uruguai aumentou o alerta para um possível ingresso no País da nuvem de gafanhotos localizada na província argentina de Entre Ríos. Com aumento nas temperaturas na Argentina, a praga agora está a 20 quilômetros do Uruguai e cerca de 100 quilômetros de Barra do Quaraí (RS), a menor distância para o Brasil desde o final de maio.

Política ambiental e agricultura

 (Foto: Reprodução/Youtube)

 

Em videoconferência realizada nesta terça-feira (21/7) pela Sociedade Nacional de Agricultura, a ex-ministra do Meio Ambiente no governo de Dilma Rousseff, Izabella Teixeira, afirmou que a falta de políticas ambientais e a visão equivocada sobre esta pauta tem prejudicado a imagem da agricultura brasileira. Ela disse que a leitura política que decorre da agricultura brasileira é como se ela ''fosse patrocinadora do desmonte ambiental''. 

Exportações de carne em alta

Carne in natura para exportação em navio no Porto de Paranaguá (PR) (Foto: Irina Drazowa-Fischer)

 

As exportações de carne bovina continuam em crescimento: na terceira semana deste mês de julho, as vendas externas registraram uma média diária de 8,51 mil toneladas. Somando-se as três primeiras semanas, a média diária embarcada foi de 7,3 mil toneladas, número 27% superior a de igual período no ano passado.

Oferta abaixo do esperado

Algodão (Foto: Ernesto de Souza/Ed. globo)

 

Mesmo com o avanço da colheita da nova safra 2019/20 de algodão, ainda é baixa a oferta de pluma no mercado spot nacional, especialmente de lotes de maior qualidade. Segundo colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, produtores estão focados nas atividades de campo, no beneficiamento, no fechamento de contratos destinados ao mercado internacional e nas entregas de produto a termo, principalmente para exportação.

Preço da soja sobe no 1º semestre

 (Foto: Thinkstock)

 

Os produtores brasileiros de soja tiveram resultado positivo no primeiro semestre deste ano, com preços médios para o produto entre 27% e 29% superiores em relação ao mesmo período de 2019, considerando quatro das principais praças de negociação do País. O levantamento foi realizado pela Consultoria Datagro. Os resultados só não foram positivos, de acordo com a consultoria, para sojicultores de Estados que tiveram perdas de produção.

Barriga de aluguel

salmao-peixe (Foto: U.S. Fish and Wildlife Service/CCommons)

 

 No Instituto de Pesca, órgão ligado à Agência Paulista de Tecnologia de Agronegócio (APTA), em Campos do Jordão, interior de São Paulo, uma técnica que utiliza a Barriga de Aluguel (quando uma fêmea “empresta” seu útero para gerar o filho de outra fêmea) avalia gerar filhotes de salmão do Atlântico a partir de trutas arco-íris. A técnica pode reduzir para metade o tempo de reprodução da espécie, com possibilidade de acelerar o melhoramento genético. 
Source: Rural

Leave a Reply