Skip to main content

(Foto: U.S. Fish and Wildlife Service/CCommons)

 

O brasileiro ainda consome poucos peixes, quando comparados a cidadãos chilenos ou japoneses. Enquanto, por aqui, a média de consumo por habitante, por ano, é de 9,5 quilos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o ideal seria o consumo de 20 quilos por habitante por ano. Mas aos poucos, a proteína está caindo no gosto popular, principalmente quando se leva em consideração que a alimentação saudável também está ganhando espaço no Brasil.

Agora, uma novidade que pode agradar paladares e bolsos: uma pesquisa inédita, que usa a biotecnologia para acelerar a reprodução em águas brasileiras em menor tempo, pode viabilizar a produção de salmão no país, o que deixaria o produto mais acessível e mais barato aos consumidores. No Instituto de Pesca, órgão ligado à Agência Paulista de Tecnologia de Agronegócio (APTA), em Campos do Jordão, interior de São Paulo, uma técnica que utiliza a Barriga de Aluguel (quando uma fêmea “empresta” seu útero para gerar o filho de outra fêmea) avalia gerar filhotes de salmão do Atlântico a partir de trutas arco-íris.

A técnica possibilitaria às trutas gerar alevinos de salmão em até dois anos, que é metade do prazo da reprodução natural da espécie. “Com a técnica, é possível acelerar o processo de melhoramento genético do salmão em até metade do tempo que seria necessário em um método tradicional”, explicou o desenvolvedor da pesquisa, Ricardo Hattori.

saiba mais

Nova portaria do governo facilita acesso ao crédito para pescadores artesanais

Pandemia deve trazer prejuízo de R$ 6 bi para setor aquícola paulista, diz relatório

 

A dificuldade de produzir salmão no Brasil é a temperatura das águas dos rios. Yara Aiko Tabata, pesquisadora do instituto, explica que os salmonídeos (salmões e trutas) que existem no Brasil são do tipo landlocked, ou seja, que fazem o ciclo de vida completo em água doce. No caso da truta, o seu cultivo é mais difundido, pois ela já se encontra aclimatada e apresenta bons índices reprodutivos em águas com temperatura de 10ºC a 12ºC. Já o salmão do Atlântico requer temperaturas mais baixas, ao redor de 8ºC.

“Se esta limitação é tida como um entrave para seu desenvolvimento, por outro lado, o fato de não encontrar em nossas águas temperaturas compatíveis para sua reprodução natural, pode ser considerado uma condição interessante para que esta espécie venha a ser empregada como uma alternativa na pesca recreativa, sem riscos para o meio ambiente em caso de eventuais escapes”, explica Yara.

Segundo os pesquisadores, para realizar o melhoramento genético das espécies são necessárias várias gerações. Considerando um processo de melhoramento de três gerações, como o salmão leva cerca de quatro anos para atingir a idade reprodutiva, este processo levaria, no mínimo, 12 anos. Com a barriga de aluguel, será possível encurtar esse período pela metade. Os resultados dos estudos sobre a barriga de aluguel nas trutas foram publicados na revista científica Aquaculture.

Reversão sexual

Outra pesquisa realizada no IP – e que permitiu que a truticultura se difundisse por diversas regiões brasileiras – é a reversão sexual. Através desta técnica, os pesquisadores conseguem reverter o sexo dos peixes para formar lotes 100% fêmeas, aumentando a produtividade ao eliminar machos sexualmente precoces e a triploidização, processo que consiste na manipulação cromossômica para a produção de lotes de peixes estéreis a fim de aumentar a produtividade por meio da eliminação da atividade reprodutiva, obtendo trutas de grande porte, com filés altos.

Anualmente, a unidade de pesquisa do IP transfere ovos de truta para pelo menos 50 produtores, aproximadamente, atendendo 10% da demanda nacional por ovos. Mais de um milhão de ovos são disponibilizados por ano, que são usados para melhorar a qualidade de 210 toneladas de truta produzidas no Brasil.

A truticultura brasileira é formada por pequenos produtores, por isso, uma forma de aumentar a renda desses profissionais é o uso de tecnologias que agregam valor à produção, como técnica de salmonização da truta, processo de pigmentação da carne com caroteinoides adicionados à ração, deixando a carne do peixe em tom rosa, característica que agrada aos consumidores e a criação do “caviar de truta”, um produto de grande aceitação na alta gastronomia.
Source: Rural

Leave a Reply