Skip to main content

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

Por conta do avanço da pandemia do coronavírus, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região determinou o fechamento de um frigorífico de carne suína da Seara, subsidiária da JBS, em Três Passos (RS). A decisão estabelece ainda que os mil trabalhadores da planta fiquem em casa por 14 dias sem corte de salários.

A liminar foi expedida pelo desembargador Marcelo José Ferlin D'Ambroso após solicitação do Ministério Público do Trabalho e determina, também, a testagem dos colaboradores a partir do 10º dia. Segundo o desembargador, a empresa descumpriu medidas para conter a propagação do vírus na unidade industrial.

saiba mais

Após suspensões, China faz inspeção virtual para habilitar novos frigoríficos no Brasil

 

 

“Tendo sido verificado o descumprimento da liminar deferida no Mandado de Segurança anteriormente impetrado em pontos cruciais, conforme constatado pela Inspeção do Trabalho, no intuito de conter o grave surto do referido vírus que está se desenvolvendo […] considerando a crescente progressão do surto do coronavírus no frigorífico, o afastamento de todos os trabalhadores é única medida que poderá estancar, de imediato, a propagação do vírus”, afirmou no despacho.

Segundo D’Ambroso, houve uma mudança no posicionamento por conta do alto grau de contágio da doença. “Esclarece que a autoridade judicial da Vara determinou a testagem, mas com afastamento apenas parcial dos trabalhadores, permitindo o labor da grande maioria, quais sejam, aqueles assintomáticos "não contactantes", distinção essa que, nas circunstâncias, para fins de autorizar a permanência em atividade, perdeu o sentido, pois, dada a progressão do surto, não há mais como precisar quem seria "contactante" e quem seria "não contactante", completou.

saiba mais

Covid-19: Frigoríficos interditados mantinham trabalhadores do grupo de risco na linha de produção

 

 

Contraponto

Em nota, a JBS informou à reportagem que não comenta processos judiciais em andamento, mas reforçou que "não tem medido esforços para a garantia do abastecimento e da produção de alimentos dentro dos mais elevados padrões de qualidade e segurança além da máxima proteção dos seus colaboradores".

A empresa também disse ter implementado "um robusto protocolo com medidas eficazes para o controle, prevenção e segurança dos colaboradores em suas unidades" e frisou que "o protocolo adotado pela JBS está em conformidade com a Portaria interministerial nr. 19, de 18 de junho de 2020 (Ministérios da Saúde, Agricultura e Economia) e segue as orientações de médicos infectologistas especializados, como Dr. Adauto Castelo Filho, e instituições de referência, como o Hospital Albert Einstein”.

saiba mais

Após pressão da indústria, Paraná revoga normas sobre Covid-19 em frigoríficos

 
Source: Rural

Leave a Reply