Skip to main content

Transmissão ao vivo teve a apresentação do editor-chefe da Globo Rural, Cassiano Ribeiro, e a participação do repórter Cleyton Vilarino (Foto: Reprodução)

 

Nas quatro interdições de frigoríficos por foco de Covid-19 realizada por auditores fiscais do trabalho no Brasil, a fiscalização encontrou trabalhadores do grupo de risco atuando na linha de produção. A informação foi revelada pelo presidente do Sindicato Nacional do Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Carlos Silva, durante live transmitida pelos canais da revista Globo Rural nas redes sociais. Silva criticou as disposições da Portaria Interministerial nº 19, que criou um protocolo único para o manejo e prevenção contra o coronavírus no setor.

“Se você se detiver ao que foi por ela considerado grupo de risco, esse conceito deixa de existir, inclusive negando o que já está estabelecido no protocolo de manejo clínico do próprio Ministério da Saúde, que é mais amplo ao considerar como parte desse grupo idosos, portadores de obesidade, pessoas em condições renais de atenção, hepáticos graves, pessoas com doenças reumatológicas, indígenas aldeados, todos eles fora do conceito de grupo de risco inovado pela portaria”, destacou o auditor fiscal do trabalho.

As normas federais publicadas em junho pelos ministérios da Agricultura, Economia e Saúde tem sido criticada por estabelecer regras mais flexíveis de distanciamento em frigoríficos do que as que vinham sendo determinadas pelas autoridades estaduais. Presente no evento online, o subsecretário de inspeção do trabalho do Ministério da Economia, Romulo Machado negou que as normas tenha sido influenciadas por pressões econômicas.

“Nós temos um regramento que não é só um conjunto de boas práticas, temos um regulamento que é impositivo e que em relação ao distanciamento usa a medida definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Então, não há que se falar em qualquer tipo de cessão a pressões econômicas”, defendeu Machado.

Assista à íntegra, aqui

Nesta quinta-feira, a Globo Rural volta abordar os impactos da Covid-19 sobre a indústria frigorífica. Às 18h, os presidentes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, e da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Decio Coutinho, comentarão os impactos da pandemia sobre o sistema de produção do país e as consequências econômicas provocadas pelo fechamento de unidades produtivas.

Para acompanhar, clique aqui
Source: Rural

Leave a Reply