Skip to main content

Embarques do complexo soja pelo Porto de Santos aumentaram 27% e os de açúcar tiveram elevação de 40% (Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

 

Com cinco recordes mensais consecutivos na movimentação de cargas este ano, o porto de Santos encerrou o primeiro semestre do ano com o maior volume já registrado em toda a história de seus terminais: 70,3 milhões de toneladas, avanço de 10,6% ante igual período do ano passado. “Os bons números do Porto refletem a pujança do agronegócio e o efeito favorável do câmbio para as exportações. No acumulado do ano, também o contêiner, que movimenta as cargas de maior valor agregado e as mais afetadas pela pandemia, registra avanço importante”, observou, em nota, o presidente da autoridade portuária de Santos, Fernando Biral.

Só em junho foram 12,3 milhões de toneladas, alta de 6,2% sobre igual período de 2019. O crescimento foi puxado por um avanço de 54,8% nas exportações do complexo soja, que somaram  3,9 milhões de toneladas no período, e pelos resultados das exportações de açúcar, que somaram  2 milhões de toneladas no último mês, aumento de 58,6% ante junho do ano passado. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, houve aumento de 40% nos embarques de açúcar, para 8,7 milhões de toneladas, e de 27% no complexo soja, para 22,8 milhões de toneladas.

Entre as importações, a autoridade portuária de Santos destaca o aumento de 30,2% nos desembarques de adubos neste primeiro semestre, com  2,7 milhões de toneladas, e de 30,1% nos desembarques de  óleo diesel e gasóleo, com 1,4 milhão de toneladas. “Isso não seria possível sem os ganhos de eficiência que o Porto vem apresentando a partir dos investimentos na infraestrutura pública, pela SPA, e privada, pelos terminais”, conclui Biral. O Porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina e responde por cerca de um terço das exportações brasileiras.

saiba mais

Ouça o episódio do Caminhos da Safra sobre portos

 
Source: Rural

Leave a Reply