Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta terça-feira (14/7) no site da Globo Rural.

Falta de medicamentos veterinários

(Foto: Fernando Dias/Secom SC)

 

Criadores brasileiros podem sofrer com a falta de medicamentos veterinários no segundo semestre deste ano, apontou um estudo realizado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), divulgado nesta terça-feira (14/7).

De acordo com o levantamento, as principais indústrias (52,2% dos associados ao Sindan) relataram dificuldades para importar ingredientes ativos durante a pandemia, em que a ivermectina, abamectina e doramectina estão entre os produtos. A pesquisa também aponta que os preços devem ter altas significativas nos próximos meses. 

Acelaração inflacionária

(Foto: Cesar Ogata/Divulgação)

 

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda do mês de junho mostrou aceleração inflacionária na margem em todos os segmentos de renda pesquisados. A maior alta foi para famílias mais pobres (0,32%), enquanto nas famílias mais ricas foi menor (0,21%). Os alimentos tiveram impacto nos grupos, respondendo por 34% nos de menor poder aquisitivo, com destaque para o reajuste de 3,5% nos cereais, 1,2% nas carnes e 1,7% nos leites e derivados. 

Caminhos para economia verde

(Foto: Reprodução)

 

Ex-ministros da Fazenda e ex-presidentes do Banco Central assinaram a 'Convergência pelo Brasil', documento a favor da economia de baixo carbono que alerta para a consciência de que o desenvolvimento econômico do Brasil está diretamente relacionado às ações que respeitam o meio ambiente. Economistas defendem o desmatamento zero e a negação de subsídios a setores que impulsionam as emissões de CO2 e provocam mudanças climáticas. 

Locação de máquinas agrícolas

(Foto: Divulgação)

 

A locação de máquinas e equipamentos agrícolas é uma tendência ainda incipiente, mas que vem crescendo no Brasil. Já comum em países como Estados Unidos e Argentina, a prática está mais presente por aqui no Sudeste por ser mais disseminada entre os produtores de cana-de-açúcar.

Em alguns casos, em que as máquinas chegam a custar R$ 2 milhões, a locação pode ser uma alternativa para os que precisam aumentar a eficiência de operações de campo, mas não possuem capital para investir na renovação da frota. 

Movimentação recorde

(Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

 

Com cinco recordes mensais consecutivos na movimentação de cargas este ano, o porto de Santos encerrou o primeiro semestre do ano com o maior volume já registrado em toda a história de seus terminais: 70,3 milhões de toneladas, avanço de 10,6% ante igual período do ano passado. O resultado foi puxado pelo crescimento das exportações de soja e açúcar. 

Melhora na demanda de cargas

(Foto: José Medeiros/ Editora Globo)

 

Pela terceira semana consecutiva, o indicador da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) voltou a apresentar melhora. De acordo com a entidade, o recuo na procura por cargas em todo o país foi de 27,2% entre os dias 6 e 12 de julho, nível similar à segunda semana da pandemia. O cenário ainda é de retração na demanda, mas em um ritmo menor do que o registrado em outros momentos da pandemia de coronavírus.

Sem horário de verão

(Foto: Thinkstock)

 

O Ministério de Minas e Energia (MME) manteve a recomendação de não se adotar o horário de verão neste ano (período de 2020/2021). O horário foi extinto em abril do ano passado, com base em estudos da pasta, que apontaram a pouca efetividade na economia energética, e também em estudos da área da saúde, sobre o quanto o horário de verão afeta o relógio biológico das pessoas.

Globo Rural debate Covid-19 em frigoríficos

(Foto: Getty Images)

 

O avanço da Covid-19 entre trabalhadores de frigoríficos e os impactos da pandemia sobre o setor serão tema de uma série de lives que serão transmitidas esta semana nas redes sociais da Globo Rural. A partir de quarta-feira (15/7), serão três lives para tratar dos principais cenários relacionados à doença na indústria de carnes: a questão fiscalizatória, as mudanças na indústria e os impactos sobre o mercado de proteína animal.

 
Source: Rural

Leave a Reply