Skip to main content

(Foto: Federação dos Cafeicultores do Cerrado)

 

O clima menos chuvoso tem favorecido a colheita do café da safra 2020/21 em todo o Brasil. Até a última semana, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), cerca de 37 a 48% da produção esperada havia sido colhida no país. 

Para o arábica, as atividades estão mais avançadas no noroeste do Paraná, com o volume colhido se aproximando dos 60% do total. Apesar de as chuvas pontuais em julho terem prejudicado um pouco alguns lotes, de maneira geral, a qualidade desta temporada está sendo satisfatória, com alto volume de cafés com bebida superior e boa peneira.

saiba mais

Brasil pode exportar mais de 40 milhões de sacas de café na safra 2020/2021

 

Com o avanço dos trabalhos, agentes consultados pelo Cepea esperam que um maior volume de café novo chegue ao mercado nos próximos dias. Já a colheita de robusta 2020/21 está caminhando para o final no Espírito Santo, alcançando, até a última semana, entre 80% e 90% da produção esperada. 

Muitas lavouras apresentam menor produção frente à safra anterior, em decorrência de adversidades climáticas durante a florada e de enchimento de grão. Além disso, a alta produção nas temporadas anteriores também influenciou a redução do potencial produtivo da safra 2020/21.

saiba mais

Pandemia de coronavírus deve desacelerar "gourmetização" do café

 
Source: Rural

Leave a Reply