Skip to main content

óleo de soja 2 (Foto: Thinkstock)

 

 

 

 

Devido ao volume recorde de soja exportado no primeiro semestre, as indústrias nacionais começam a enfrentar dificuldades para se abastecer no mercado interno, segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP). Empresas da região Sul, inclusive, já importam a soja do Mercosul.

Em junho, o Brasil comprou 89,76 mil toneladas de soja (especificamente nesse mês, apenas do Paraguai), mais que o dobro do adquirido em maio e o maior volume importado desde junho de 2016, de acordo com as estatísticas da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Ainda assim, a baixa liquidez e o enfraquecimento do dólar limitaram o movimento de alta nos valores domésticos.

Em relação ao óleo de soja, a baixa oferta de matéria-prima e a crescente demanda externa seguem elevando os prêmios para exportação do derivado a patamares recordes, segundo dados do Cepea.

As indústrias de biodiesel também estão ativas – algumas fábricas brasileiras, inclusive, mostram interesse em exportar o óleo de soja em detrimento de vendê-lo no mercado doméstico.
Source: Rural

Leave a Reply