Skip to main content

(Foto: Getty Images)

 

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) realiza nesta segunda-feira (13/7) uma videoconferência para debater a regulamentação do uso de drones nas lavouras.

A ideia é discutir com as associadas de todo o país o projeto de instrução normativa que regulamenta o uso de aparelhos remotos em aplicações aéreas. Na sexta-feira (10/7), o Ministério da Agricultura abriu prazo de 60 dias para consulta pública sobre o tema.

saiba mais

Indústria usa drone para fazer controle biológico e combater pragas em eucaliptos na Bahia

 

Segundo a chefe da Divisão de Aviação Agrícola da pasta, Uéllen Lisoski Duarte Colatto, a expectativa é de que a norma entre em vigor ainda no segundo semestre. “Queremos colher opiniões e sugestões dos empresários e pilotos e, se for o caso, enriquecer a proposta ou corrigir eventuais falhas”, diz o presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva.

Os drones ou aeronaves remotamente pilotadas (RPAs, na sigla em inglês) são regulamentados desde 2017 pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Eles são divididos em três categorias, conforme o peso dos equipamentos.

saiba mais

Pulverizadores agrícolas e drones são usados para combater coronavírus em SP

 

O projeto de instrução normativa vem sendo elaborado desde 2019. Além de ajustar a lei à nova tecnologia, outros focos são profissionalizar o setor e garantir segurança das operações e processos legais.
Source: Rural

Leave a Reply