Skip to main content

(Foto: Guilherme Martimon/MAPA)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse acreditar que aumentarão as discussões sobre sustentabilidade, após a pandemia de Covid-19, no âmbito de acordos com países e entre consumidores finais.

Segundo ela, que participou nesta segunda-feira (13/7) de live com o setor de cafés especiais, isso já pode ser observado atualmente nas preocupações de varejistas do Reino Unido e da Alemanha com aspectos de sustentabilidade da produção agropecuária brasileira.

saiba mais

Empresários cobram agenda sustentável do governo Bolsonaro na Amazônia

 

Conforme a ministra, no cenário pós-Covid-19 vão aumentar as exigências de certificação, rastreabilidade e sobre embalagem. "Devemos estar cientes e preparados para atender as exigências do mercado internacional, por meio da cooperação entre governo e a cadeia produtiva", disse ela.

Os desafios são grandes e será preciso engajamento do setor privado, em um processo robusto de governança para o país avançar

Tereza Cristina, ministra da Agricultura

Entre os desafios, a ministra citou a necessidade de regularização fundiária, para solucionar conflitos agrários históricos e de avançar na implementação do código florestal. Ela disse, ainda, que é preciso impulsionar instrumentos que gerem renda ao produtor pelo correto manejo florestal.

Segundo Tereza Cristina, o novo Plano Safra 2020/21 já prevê recursos para garantir a inclusão do agricultor familiar junto às cadeias de maior valor agregado, favorecendo inclusive o pequeno produtor de café.

saiba mais

Desmatamento na Amazônia põe em risco acordo entre Mercosul e União Europeia

 

Reunião internacional

Nesta segunda-feira (13/7), Tereza Cristina participa de reunião virtual com ministros de Agricultura dos países da América Latina e do Caribe. O tema será a agricultura na Covid-19 e no pós-crise. É a segunda vez que os ministros do setor se reúnem para falar sobre o assunto durante a pandemia.

A reunião foi convocada pelo México e é organizada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

saiba mais

Mais de 80 líderes do agro avaliam impactos e apontam caminhos para superar a crise

 

O diretor-geral do IICA, Manuel Otero, vai levar para a reunião o tema do potencial da produção e comércio da agropecuária como principal motor de recuperação da economia no pós-Covid-19, já que as exportações do agro estão crescendo em vários países da região.

Outros temas que serão debatidos pelos ministros são: segurança alimentar, protecionismo, barreiras sanitárias e fitossanitárias para as exportações, sanidade agropecuária, estímulo à validação da integração regional e apoio às cadeias agroalimentares.
Source: Rural

Leave a Reply