Skip to main content

 

Boa noite! Leia os destaques desta quinta-feira (9/7) no site da Globo Rural.

Covid em frigoríficos do Mato Grosso

 

 

(Foto: JBS/Divulgação)

 

Um levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT) junto às cinco maiores empresas frigoríficas de Mato Grosso apontou que pelo menos 10 unidades do Estado têm casos confirmados de Covid-19 entre trabalhadores, oito deles da JBS.

De acordo com o órgão, a empresa informou 41 casos confirmados e 128 suspeitos nas unidades de Alta Floresta (3), Confresa (1), Pontes e Lacerda (3), Pedra Preta (4), Barra do Garças (14), Diamantino (8), Araputanga (1) e Colíder (7).

Frigoríficos questionam normas

 (Foto: Getty Images)

 

A Resolução nº 855/2020, publicada pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná estabelecendo medidas de prevenção e controle da transmissão da Covid-19 em frigoríficos, desagradou a indústria de abate e processamento de animais paranaense. Em ofício enviado ao secretário de saúde do Estado, o presidente da Sindicarne, Péricles Pessoa Salazar, critica o excesso de normas para o setor. 

Abate suspenso após alagamento

 (Foto: Carina Marques/Dália/Divulgação)

 

A cooperativa Dália suspendeu desde quarta (8/7) o abate de suínos no frigorífico em Encantado (RS). O motivo foi o alagamento no pátio e na casa de máquinas, em decorrência do excesso de chuva na região e da cheia do Rio Taquari. Cerca de 1,2 mil funcionários foram dispensados temporariamente até que a situação seja resolvida. Por dia, a unidade abate 2,8 mil suínos.

Gafanhotos encontrados

 (Foto: Senasa/Divulgação)

 

Após dois dias sem conseguir identificar os gafanhotos no país, as autoridades fitossanitárias da Argentina localizaram a nuvem na estância Che Mbaé, na cidade de Curuzú Cuatiá, província de Corrientes. Os técnicos da Senasa avaliam uma nova aplicação aérea para combater a praga, a terceira em menos de um mês.

Açúcar priorizado

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

As condições atuais do mercado e a melhoria da qualidade da matéria-prima têm favorecido a produção de açúcar no ciclo 2020/2021, iniciado em abril. A avaliação foi feita pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), que representa as usinas da região Centro-sul do Brasil, que divulgou nesta quinta-feira (9/7) novo relatório quinzenal de acompanhamento de safra.

Gestão de florestas pelo MAPA suspenso

(Foto: TV Brasil/Divulgação)

 

O juiz Henrique Jorge Dantas da Cruz, da 1ª Vara Federal Cível de Belém (PA), suspendeu a transferência da gestão de florestas públicas do Ministério do Meio Ambiente para o Ministério da Agricultura. A transferência foi determinada por meio do Decreto 10.347/2020, editado pelo presidente Jair Bolsonaro, em maio, em que o Mapa passaria a ser competente para formular estratégias, políticas, planos e programas para a gestão de florestas públicas.

Protocolo sobre biodiversidade

(Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)

 

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta (8/7) a ratificação do Protocolo de Nagoia no Brasil. O documento regula o acesso e a repartição de benefícios dos recursos genéticos da biodiversidade. O texto segue para análise do Senado.

Contratação de crédito rural

(Foto: Pixabay/Joelfotos/Creative Commons)

 

Os produtores rurais contrataram na safra 2019/2020 crédito rural estimado em R$ 191,8 bilhões, um aumento de 11% em relação ao período anterior. Somados aos recursos da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), referentes às aquisições de Cédulas de Produto Rural (CPRs) e às operações com agroindústrias, o montante atinge R$ 225 bilhões (+30%).

Produção responsável além do campo

 (Foto: Thinkstock)

 

A demanda dos consumidores por uma produção de alimentos ambientalmente mais responsável deve ir além do campo e atingir outros elos da cadeia agrícola, como as indústrias de fertilizantes e defensivos. A avaliação é do analista de Insumos do banco holandês Rabobank, Matheus Almeida.
Source: Rural

Leave a Reply