Skip to main content

Sul do país terá formação de geada no final de semana (Foto: Sergio Ranalli)

 

Uma massa de ar polar que avançou sobre todo o Centro-Sul do Brasil causou queda acentuada das temperaturas nos estados do Sul. "Hoje (sexta-feira, 10), muitos municípios do Rio Grande do Sul amanheceram com temperaturas próximas a 1ºC, houve formações de geada mas nada que afetasse o trigo", informou Marcos Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

No final de semana, uma nova frente fria avançará pelo RS, levando chuva forte ao estado, com maior intensidade na faixa norte, no sábado (11/7) e principalmente no domingo (12/7). De acordo com a Rural Clima, esse mesmo sistema avançará sobre o extremo sul do Paraná e em boa parte de Santa Catarina. O norte do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e todo restante do Brasil deve seguir com tempo aberto.

saiba mais

Trigo: plantio atingiu 95% da área prevista no Rio Grande do Sul

Produção agropecuária deve injetar R$ 716,6 bi na economia em 2020

 

“A tendência é que haja formação de geada durante a sexta-feira (10/7) e o sábado (11/7) em grande parte das regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também o extremo sul do Paraná”, diz Santos.

Atraso nas colheitas

As baixas temperaturas registradas no Sul do país têm elevado a umidade relativa do ar e com isso, os grãos de miho continuam apresentando altos teores de umidade. "Quando a colheitadeira entra no campo, o milho ainda apresenta umidade acima de 20%, o que dificulta a colheita mesmo em um período seco como agora. A tendência é que essas temperaturas se mantenham baixas durante todo mês de julho, e então, o avanço da colheita do milho não deve ser tão rápido em todo Centro-Sul", alerta Marco Antonio.

A Rural Clima adianta também que entre segunda-feira (13/7) e terça-feira (14/7), novas áreas de instabilidade devem ganhar força e há previsão de pancadas de chuva sobre o Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. “Essa chuva deve atrapalhar o avanço do milho safrinha, que junto do frio, aumentará o percentual de grãos adidos nessas regiões”. A mesma chuva atinge o sul e o leste de São Paulo e atrapalhará o avanço da colheita da cana-de-açúcar e do café.
Source: Rural

Leave a Reply