Skip to main content

Café em Rondônia (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

 

A safra brasileira de café 2019/2020 terminou com elevação nas cotações do arábica, mas queda para os valores do robusta, segundo monitoramento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.

Na média da safra (de julho/19 a junho/20), o Indicador CEPEA/Esalq do arábica tipo 6 fechou a R$ 504,90 para a saca de 60 kg, aumento de 51,43 Reais por saca (11,3%) frente à temporada anterior, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IGP-DI de maio/20). No caso do robusta, o Indicador CEPEA/Esalq do tipo 6 foi de R$ 319,54 para a saca, baixa de 5,5% no mesmo comparativo, também em termos reais.

Para o arábica, as elevações estiveram atreladas, no fim de 2019, a preocupações com a oferta de cafés de qualidade superior e à retração dos estoques globais. Após as quedas em meados de janeiro, os valores voltaram a subir, reflexo da pandemia do coronavírus e da forte alta do dólar frente ao real. Já quanto ao robusta, o recuo é explicado pela oferta elevada no Brasil e no Vietnã, maior produtor da variedade.

saiba mais

Rondônia deve colher 27,8% mais sacas de café na safra 2020, diz Embrapa

Produtores de café do Cerrado de Minas Gerais se unem para preservar bacia hidrográfica

 
Source: Rural

Leave a Reply