Skip to main content

(Foto: Senasa/Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após dois dias sem conseguir identificar os gafanhotos presentes no país, as autoridades fitossanitárias da Argentina localizaram a nuvem na estância Che Mbaé, na cidade de Curuzú Cuatiá, província de Corrientes.

Agora, os técnicos do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) avaliam uma nova aplicação aérea para combater a praga, a terceira em menos de um mês.

saiba mais

Argentinos perdem gafanhotos de vista e pedem ajuda de agricultores para achar nuvem

 

“As informações estão sendo analisadas em conjunto com a Diretoria de Produção Vegetal da província, para avaliar se existem condições para realizar tratamentos fitossanitários e reduzir a população da nuvem”, disse o Senasa, em boletim na noite de quarta-feira (8/7).

Segundo a agência governamental do país vizinho, parte do trabalho feito consistiu em demarcar uma possível área de aplicação. “Amanhã de manhã (quinta-feira), serão retomados o monitoramento e acompanhamento da nuvem na área, se as condições climáticas permitirem”, completou.

Insetos foram localizados em árvores de uma propriedade  na cidade de Curuzú  Cuatiá (Foto: Senasa/Divulgação)

 

Nova operação

A nova operação para a aplicação de químicos com o auxílio de aviões seria a terceira em menos de um mês. A primeira, em 26 de junho, teria erradicado 15% da nuvem, segundo estimativa do órgão governamental. Há uma semana (2/7), uma nova operação eliminou outros 15% da nuvem, de acordo com as Confederações Rurais Argentinas (CRA).

saiba mais

Causa, rota e riscos: tudo o que você precisa saber sobre a nuvem de gafanhotos

 

Em meio às temperaturas mais baixas e ventos desde a semana passada e matas de vegetação fechada, os técnicos do governo têm encontrado dificuldade para encontrar os gafanhotos – os insetos não fazem deslocamento abaixo de 15 ºC.

Na manhã desta quinta-feira (9/7), a temperatura girava em torno de 7 ºC nas províncias de Corrientes e Santa Fé.

Vídeo mostra gafanhotos se deslocando na Argentina

 

 
Source: Rural

Leave a Reply