Skip to main content

Nesta terça-feira (7/7), comemora-se o Dia Mundial do Chocolate. Esse doce derivado do cacau é consumido no mundo inteiro de inúmeras maneiras e movimenta a indústria e a economia no mundo todo.

Por isso, Globo Rural reuniu cinco receitas em que o chocolate é protagonista para você fazer em casa. Aprenda a preparar desde um cremoso chocolate quente até uma mistura de pipoca com chocolate.

Chocolate quente

Nos dias frios, nada melhor do que uma caneca de chocolate quente cremoso. Aprenda agora a preparar essa receita do site TudoGostoso.

 (Foto: Getty Images)

 

Ingredientes
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
1 canela em pau
1 caixinha de creme de leite

Modo de preparo
Em um liquidificador, bata o leite, o amido de milho, o chocolate em pó e o açúcar. Despeje a mistura em uma panela com a canela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver. Desligue, adicione o creme de leite e mexa bem até obter uma mistura homogênea. Retire a canela e sirva quente.

Chocolate em barra

Você pode fazer seu próprio chocolate em sua forma mais tradicional: barra. Aprenda como com essa receita do Gshow.

 (Foto: Getty Images)

 

Ingredientes
1 xícara de leite
1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de chocolate em pó

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em uma panela em fogo brando e mexa com uma colher de pau sem parar. Após o leite começar a subir, diminua o fogo e continue a mexer. Após começar a engrossar e aparecer o fundo da panela, retire do fogo e mexa bem com a colher de pau. Despeje em uma forma de alumínio untada com manteiga e quando estiver morna, passe a faca para quadricular. Espere esfriar e bom apetite!

Chocolate de panela

O famoso brigadeiro de panela não podia faltar. Simples, rápido e tão amado. Aprenda a fazer do jeito do site Confeitaria de Sucesso.

 (Foto: Getty Images)

 

Ingredientes
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de chocolate em pó ou pedaços de chocolate
1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparo
Adicione a lata de leite condensado em uma panela de fundo grosso.
Coloque o chocolate em pó (ou pedaços) e misture bem. Acrescente a manteiga e aqueça tudo em fogo baixo. Mexa sem parar, até a mistura sair do fundo da panela. Assim que alcançar o ponto, retire a panela do fogo e coloque o conteúdo em um prato que tenha resistência ao calor. Aguarde até que esfrie e sirva.

Brownie de chocolate

Essa opção costuma ir bem tanto de sobremesa quanto durante um cafezinho, seja de manhã ou à tarde. Você vai aprender a preparar um delicioso brownie de chocolate do site Receitas de Minuto.

chocolate brownie (Foto: Getty Images)

 

Ingredientes
4 Ovos
1 xícara (chá) de Açúcar
50g de Manteiga Derretida
1 xícara (chá) de Chocolate em Pó
1 xícara (chá) de Farinha de Trigo (s/ fermento)
200g de Chocolate Meio Amargo Derretido!
Nozes ou Castanhas (a gosto)

Modo de preparo
Em uma tigela coloque os ovos, açúcar, manteiga derretida e misture muito bem até ficar homogêneo. Coloque o chocolate em pó e a farinha de trigo sem fermento e misture até ficar liso. Adicione o chocolate derretido, com uma colher misture bem e finalize com as castanhas ou nozes, caso opte por elas. Depois, coloque em uma forma untada, forrada com papel manteiga, untada novamente e polvilhada com chocolate em pó e espalhe bem. Leve ao forno preaquecido a 180°C, por cerca de 20 minutos ou até formar uma casquinha fina por cima e o palito sair levemente úmido. Assim que ficar pronto tire do forno na hora e leve para geladeira para acelerar o resfriamento. Espere esfriar e sirva.

Pipoca com chocolate

Misture duas coisas deliciosas e faça uma melhor ainda. Aprenda a fazer a receita da CyberCook de pipoca com chocolate.

 (Foto: Getty Images)

 

Ingredientes
4 1/2 xícaras (chá) de pipoca
4 colheres (sopa) de água
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de chocolate em pó

Modo de preparo
Prepare a pipoca e deixe-a separada. Coloque água e açúcar em uma panela com fogo alto e mexa. Quando levantar fervura, abaixe o fogo, coloque o chocolate e misture tudo. Coloque a pipoca e mexa por cerca de 5 minutos até ficarem bem cobertas com o caldo. Desligue o fogo, continue mexendo por alguns minutos até ficarem bem sequinhas e sirva.
Source: Rural

Leave a Reply