Skip to main content

(Foto: Globo Rural)

 

As exportações brasileiras de carne de frango, considerando produtos in natura e processados, tiveram queda em junho, pressionadas pela menor demanda de países atingidos pela Covid-19.

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior compilados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), foram exportadas 341,9 mil toneladas em junho, volume 12,4% menor que o registrado no mesmo período do ano passado.

saiba mais

Exportações do agro crescem e balança comercial brasileira fecha junho com superávit

 

“Alguns países onde a crise e a pandemia ainda não foram resolvidas são importantes clientes nossos, e isso acaba levando a uma queda no volume total”, explica o sócio-diretor da MB Agro, José Carlos Hausknecht.

Ele destaca que, ao contrário da carne bovina, cuja participação da China nas exportações chega a 60% neste ano, no caso da carne de frango esse percentual não soma 25%, com forte presença de países árabes.

saiba mais

Suspensão chinesa afetará exportações de carne do Brasil, aponta Rabobank

 

“São economias que dependem bastante do petróleo, cujas cotações caíram muito desde o início da pandemia. Então, pensando em termos de situação econômica desses países, podemos imaginar um consumo estável ou em queda”, avalia o analista da Scot Consultoria, Rafael Ribeiro.

Em valor, as exportações de carne de frango recuaram 30,95% em junho na comparação com igual mês do ano passado, com US$ 446,5 milhões. No acumulado ano, o saldo está 1,7% acima do registrado no 1º semestre de 2019, com 2,106 milhões de toneladas embarcadas. Em receita, contudo, o resultado foi 8,8% menor, com US$ 3,448 bilhões.
Source: Rural

Leave a Reply