Skip to main content

 

Boa noite! Veja os destaques desta terça-feira (7/7) no site da Globo Rural.

Covid em frigoríficos de SC

 (Foto: Getty Images)

 

Após a publicação de uma portaria pelo governo federal sobre controle e prevenção da Covid-19 em frigoríficos, Estados que haviam editado normas próprias e mais rígidas já avaliam suspender seus protocolos locais. Em reunião para discutir a situação da pandemia, a Secretaria de Agricultura de Santa Catarina afirmou que estuda a possibilidade de adotar as regras federais, consideradas menos rígidas.

Cobrança por agenda sustentável

(Foto: Emiliano Capozoli/Ed.Globo)

 

Mais de 40 companhias, grupos empresariais e entidades dos setores agrícola, industrial e de serviços se manifestaram conjuntamente em defesa de uma agenda de desenvolvimento sustentável e de combate ao desmatamento na Amazônia.

A carta tem como principal objetivo destacar “a atenção e preocupação com o impacto nos negócios da atual percepção negativa da imagem do Brasil no exterior em relação às questões socioambientais na Amazônia”. 

PIB do agro em crescimento

(Foto: Jonathan Campos/Ag. Gazeta do Povo)

 

Apesar do avanço da pandemia de Covid-19 no Brasil, o PIB do agronegócio calculado pelo Cepea em parceria com a CNA cresceu pelo quarto mês seguido. Em abril, o aumento foi de 0,36%, apontou o relatório. Por outro lado, a disseminação da doença fez com que este tenha sido menor avanço mensal registrado no ano. Ainda assim, o acumulado no primeiro quadrimestre de 2020 passou para 3,78%.

Gafanhotos fora de vista

(Foto: Senasa/Divulgação)

 

Autoridades fitossanitárias argentinas admitiram ter perdido o contato com a nuvem de gafanhotos que vinha se movimentando em direção ao noroeste do país, para o Rio Paraná, mais distante da fronteira com Brasil e Uruguai. A dificuldade em obter a localização exata da praga ocorre desde a última quinta (2/7), quando equipes do Senasa fizeram uma aplicação aérea com químicos para erradicar a nuvem.

 

Exportações: frango caem, suínos crescem

(Foto: Globo Rural)

 

As exportações brasileiras de carne de frango, considerando produtos in natura e processados, tiveram queda em junho, pressionadas pela menor demanda de países atingidos pela Covid-19. De acordo com a ABPA, foram exportadas 341,9 mil toneladas em junho, volume 12,4% menor que o registrado no mesmo período do ano passado.

Por outro lado, os embarques de carne suína cresceram novamente. Puxado pelo apetite do mercaod chinês, o Brasil enviou 63,9 mil toneladas do produto in natura e processado ao mercado internacional no último mês, volume 50,4% superior ao registrado em 2019.

Previsão de mais estragos no Sul

(Foto: Ivan Roberto Willers/CCommons)

 

A tendência para os próximos dias é de chuva torrencial com fortes rajadas de vento no Sul do Brasil. Segundo o agrometeorologista da Rural Clima, Marcos Antônio dos Santos, há risco de novos danos nas áreas urbanas e rurais, em especial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Confira previsão completa para a região. 

Trigo no Nordeste

(Foto: Lizz Kezzy/Embrapa)

 

Uma pesquisa conduzida pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE) avalia o potencial e a viabilidade da cultura do trigo em áreas da Sealba, nova fronteira agrícola que abrange 171 municípios das zonas costeiras e agreste de Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia. Foram plantados ensaios de campo com trigo de cultivares tropicalizadas em junho deste ano em alguns municípios da região. 

Cursos gratuitos sobre hortaliças

 (Foto: Pixabay )

 

A Embrapa está com inscrições abertas para dois cursos on-line que têm despertado o interesse de muitos brasileiros durante a pandemia. Um é sobre hortas em pequenos espaços e o outro sobre a produção de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). Divididos em módulos, as vagas são gratuitas e podem ser feitas de todas as regiões do Brasil. 

Receitas no Dia do Chocolate

(Foto: Getty Images)

 

Nesta terça-feira (7/7), comemora-se o Dia Mundial do Chocolate. Por isso, Globo Rural reuniu cinco receitas em que o chocolate é protagonista para você fazer em casa. Aprenda a preparar desde um cremoso chocolate quente até uma mistura de pipoca com chocolate.

 
Source: Rural

Leave a Reply