Skip to main content

Peixinho da horta, uma das PANC mais conhecidas (Foto: Pixabay )

 

A Embrapa está com inscrições abertas para dois cursos on-line que têm despertado o interesse de muitos brasileiros durante a pandemia. Um é sobre hortas em pequenos espaços e o outro sobre a produção de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).

Dividido em cinco módulos, o curso sobre PANC ensina o aluno a cultivar as hortaliças em quintais e varandas para o consumo doméstico, além de quais recipientes e solos mais adequados, como preparar a compostagem e a vermicompostagem e a forma correta de usar adubação verde.

Ao todo, são 10 mil vagas gratuitas disponibilizadas para todo o Brasil – número que pode aumentar de acordo com a procura dos interessados. Também faz parte do curso o planejamento e produção dentro do espaço disponível, aconselhamento das espécies mais apropriadas e onde encontrar mudas e sementes para iniciar a horta. 

saiba mais

10 flores para comer

Vídeo: Como cultivar flores comestíveis

 

Vídeos, leituras, receitas, informações culturais e uma avaliação de aprendizagem também fazem parte da programação. “A produção e consumo das hortaliças PANC também é uma forma de resgate histórico-cultural dos tempos em que o Brasil era um país predominantemente rural”, diz o pesquisador da Embrapa Nuno Madeira, que coordena trabalhos com as plantas desde 2006.

As PANC

De acordo com a Embrapa, a rusticidade é a principal característica dessas plantas. Elas apresentam qualidades nutricionais que representam papel importante para a segurança alimentar das famílias, que terão à disposição alimentos que fornecem nutrientes necessários para uma dieta saudável e diversificada.

Mais de 300 espécies são catalogadas como PANC, segundo a entidade. O curso contempla as mais conhecidas do público em geral, como amaranto, azedinha, beldroega, bertalha, capuchinha, cará-do-ar, caruru, chaya, chuchu-de-vento, dente-de-leão, fisális, jambu, mangarito, moringa, muricato, ora-pro-nóbis, peixinho, serralha, taioba e vinagreira.

saiba mais

Conheça algumas das PANCs para cultivar e até fazer renda

 

Hortas em pequenos espaços

Além da produção das PANC para consumo doméstico, a Embrapa também está com novas vagas abertas para o curso online de hortas em pequenos espaços. Gratuito, o curso é voltado ao público urbano, estabelecendo-se como atividade ideal em tempos de isolamento social.

Dividido em quatro módulos, a atividade online apresenta informações básicas das diferentes etapas de plantio, condução e manutenção de hortas em espaços urbanos reduzidos.

saiba mais

Pandemia de Covid-19 aumenta interesse dos brasileiros em jardinagem e horta urbana

 

Em maio, as primeiras oito mil vagas já haviam sido preenchidas, o que fez com que a instituição abrisse nova turma com até 10 mil participantes. Com a procura, o curso teve melhorias, como adição de vídeos práticos e mais conteúdos sobre colheita e consumo de hortaliças.
Source: Rural

Leave a Reply