Skip to main content

(Foto: Getty Images)

 

O Ministério Público de Trabalho está com 162 investigações em andamento contra frigoríficos, em todo o país, devido à falta de controle da Covid-19 entre os trabalhadores. Desde o início da pandemia, o MPT já entrou com 30 ações civis públicas contra empresas. 

Os dados excluem as operações em cooperativas e foram reunidos pela Procuradoria Geral do Trabalho a pedido de Globo Rural, detalhando todos os procedimentos feitos pelo MPT relacionados ao novo coronavírus até 1º de julho.

saiba mais

China suspende importações de carne de três frigoríficos brasileiros devido à Covid-19

 

Do total de investigações ativas, 47 são no Rio Grande do Sul, 9 em Santa Catarina e outras 15 no Paraná. Com isso, a região do Sul do país concentra quase metade das apurações em andamento (44%).

No Centro-Oeste, o MPT apura 31 casos de irregularidades relacionadas à Covid-19, 18 deles só em Goiás. O Estado foi o terceiro maior exportador de carne bovina do país no primeiro trimestre deste ano, segundo dados do IBGE.

saiba mais

Paraná determina distanciamento mínimo de dois metros dentro dos frigoríficos

 

No caso dos processo judiciais ajuizados pelo MPT, 13 deles são relacionados a empresas sediadas no Rio Grande do Sul, o que representa mais de 43% do total de ações civis públicas abertas pelo MPT desde o início da pandemia.

O restante das ações estão distribuídas entre Tocantins, Goiás, Rondônia, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. Já dentre as investigações em andamento, o MPT negocia acordo em cerca de 19% dos casos. Até o início deste mês, 58 procedimentos foram arquivados, três deles via Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

saiba mais

Aumento nos casos de Covid-19 põe à prova medidas adotadas pelos frigoríficos nos EUA

 

 
Source: Rural

Leave a Reply