Skip to main content

Carneiros (Foto: Pixabay)

 

Gostaria de saber se posso dar cana moída para carneiros de todas as idades e para as fêmeas prenhas? Luiz Assis Dutra, via Facebook

Como é um alimento volumoso de média qualidade e com grande produção por área, a cana-de-açúcar pode ser utilizada na alimentação de ovinos no período da seca. Mas deve-se suplementar a dieta com ingredientes proteicos.

No caso de fêmeas em lactação e cordeiros recém-desmamados, acrescente silagens de milho ou sorgo, leguminosas e capim picado. Também adicione farelo de soja ou algodão, casca de soja, caroço de algodão, resíduo de cervejaria ou ração com 18% a 20% de proteína.

saiba mais

GR Responde: como tratar bezerros com problemas nas articulações

É possível a vaca produzir leite sem parir?

 

O elevado conteúdo de açúcar na cana combina com o uso de ureia pecuária, que pode ser fornecida por meio da mistura múltipla (sal proteinado). Os animais comem a cana e lambem o sal com ureia em quantidades pequenas e várias vezes ao dia. A cana pode ser disponibilizada à criação colhida e picada diariamente, ou ensilada após colher e picar tudo de uma vez.

Uma opção que facilita o manejo é colher duas vezes por semana, picar e misturar com cal microprocessada (1%), o que melhora o aproveitamento da fibra (bagaço) da cana e evita a fermentação e a atração de abelhas.

Consultor: Mauro Sartori Bueno, zootecnista e pesquisador do Instituto de Zootecnia (IZ), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Rua Heitor Penteado, nº 56, CP 60, Nova Odessa (SP), CEP 13380-011, tel. (19) 3476-0800. E-mail: zootecnia@iz.sp.gov.br
Source: Rural

Leave a Reply