Skip to main content

(Foto: Thinkstock)

 

A pandemia de Covid-19 fez o setor de transporte fechar 20.852 vagas de trabalho com carteira assinada em maio. Esse é o quarto pior saldo da série histórica para o setor. A maior perda foi registrada nos segmentos de transporte rodoviário de passageiros, com 12.342 (59,2%) vagas fechadas, e de cargas, com 7.955 (38,1%) empregos formais perdidos.

Os dados fazem parte da edição do boletim Economia em Foco, divulgado pela Confederação Nacional do Transprote (CNT nesta sexta-feira (3/7). Os números consideram o saldo entre admissões e demissões formais que ocorreram no período, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia.

saiba mais

80% das transportadoras tiveram queda na demanda em maio pela Covid-19, diz CNT

 

De março a maio de 2020, foram perdidos 56.117 postos – valor próximo das 60.541 vagas que a atividade transportadora fechou ao longo de um ano completo de recessão econômica no país, em 2015.

Segundo a análise da CNT, a quantidade de demissões poderia ter sido ainda maior se não fossem as alternativas de suspender temporariamente os contratos de trabalho e de recorrer à redução temporária proporcional de jornada e salários, disponibilizadas pelo governo federal às empresas por meio da Medida Provisória 936.

O presidente da CNT, Vander Costa, alerta que a crise ainda pode se agravar. “Não se pode descartar um cenário de novas demissões nos próximos meses, dadas as dificuldades financeiras que vêm sendo apontadas por um grande número de empresas do setor", avalia.
Source: Rural

Leave a Reply