Skip to main content

(Foto: Globo Rural)

 

Pagamentos por serviços ambientais começam a se tornar realidade na Amazônia Legal a partir desta sexta-feira (3/7). É que o Ministério do Meio Ambiente instituiu o projeto Floresta+, com aporte de R$ 500 milhões para quem preservar a floresta nativa brasileira.

Por definição da pasta, “são considerados serviços ambientais atividades de monitoramento, vigilância, combate a incêndio, pesquisa, plantio de árvores, inventário ambiental e sistemas agroflorestais que tragam resultados efetivos e relevantes para a melhoria, a conservação e a proteção da vegetação nativa”.

saiba mais

Focos de queimadas no Brasil aumentaram 12% em junho, aponta Inpe

Movimento cita Amazônia ao defender fim do acordo entre Mercosul e União Europeia

 

De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, os recursos são provenientes de pagamentos por resultados de REDD+, instrumento desenvolvido na Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática para recompensar financeiramente países em desenvolvimento que apresentem resultados de redução das emissões de gases de efeito estufa.

Para que os pagamentos comecem a ser feitos, o Floresta+ contará com reuniões técnicas, consultas públicas ou grupos de trabalho para definição de metodologia e escolha dos beneficiário. Segundo apurou Globo Rural, as primeira consultas devem iniciar no final de setembro deste ano e serão seis anos de implementação do projeto, com prazo até 14 de janeiro de 2026.

saiba mais

Ministério da Agricultura e CBI lançam plano de títulos verdes para o agro brasileiro

Operação leva suprimentos e faz testes rápidos de Covid-19 em indígenas na Amazônia

 
Source: Rural

Leave a Reply