Skip to main content

(Foto: Globo Rural)

 

Responsável por cerca de 40% das exportações de carne de frango do país, o Paraná publicou uma portaria estabelecendo regras sanitárias para conter a contaminação por Covid-19 em frigoríficos do Estado.

Entre as determinações, a Secretaria de Saúde estabelece um distanciamento mínimo obrigatório de dois metros entre os trabalhadores na linha de produção. De acordo com o Ministério Público do Trabalho, o Paraná tem 1.700 trabalhadores de 29 frigoríficos contaminados por coronavírus –  6,5% do total registrado no Estado.

saiba mais

China suspende importações de carne de três frigoríficos brasileiros devido à Covid-19

 

Assim como outras portarias estaduais já publicadas, a Secretaria de Saúde do Paraná também prevê regras específicas para os casos em que não for possível estabelecer o distanciamento mínimo. Nesses casos, é exigida a instalação de barreiras físicas e o uso de equipamentos de proteção individual não excedam 1,5 metro.

O distanciamento de dois metros também vale para áreas de atendimento ambulatorial e de convívio social das empresas. Segundo profissionais da área de saúde do trabalho ouvidos por Globo Rural, a portaria está entre as mais avançadas publicadas no país.

saiba mais

Aumento nos casos de Covid-19 põe à prova medidas adotadas pelos frigoríficos nos EUA

 

O governo paranaense também obriga que as empresas desenvolvam procedimentos de busca ativa de casos suspeitos, com triagem e avaliação médica individual e semanal de todos os trabalhadores.

Em relação aos grupos de risco, a portaria inclui indígenas e determina, de forma expressa, o afastamento remunerado desses trabalhadores. No caso de necessidade de testagem de funcionários, o texto define o tipo de teste e o tempo mínimo de afastamento para cada resultado.

Com essas medidas, nosso objetivo é aproximar as vigilâncias municipais das áreas de saúde do trabalhador, com vistas a uma apoiar a outra para um trabalho mais forte e robusto no enfrentamento a esta doença

Beto Preto, secretário estadual da Saúde do Paraná

 
Source: Rural

Leave a Reply