Skip to main content

(Foto: Thinkstock)

 

O avanço da pandemia de Covid-19 tem feito crescer a digitalização do setor de logística. A Cargo X, logtech que conecta cargas a transportadores, é prova disso. De maio para junho, a empresa viu aumentar em 91% a demanda de cargas em sua plataforma. 

Os setores que registraram as maiores altas foram o agronegócio, com 55%, a construção, com 35%, e produtos industrializados, com 20%. Também no mês de junho, o número de novas empresas que utilizaram o marketplace para buscar cargas na plataforma dobrou em relação ao mesmo mês de 2019.
 
Federico Vega, CEO da Cargo X, destaca os reflexos da pandemia nas operações do setor. “As empresas estão em busca de aprimorar a eficiência operacional e o que vimos foi uma rápida aceleração da transformação digital com um número muito maior de empresas acessando nosso marketplace para ofertar e procurar cargas”, afirma.

saiba mais

Movimento de cargas aumenta no país após flexibilização do isolamento social

Pandemia fará investimento em transporte cair a nível do início do século, aponta CNI

 

No início da quarentena, a disponibilidade de cargas na Cargo X cresceu 40% em março, na comparação com março de 2019, uma consequência da tentativa de antecipação das viagens pelo receio dos embarcadores de não conseguir deslocar as cargas.

Logo em seguida, em abril e maio, foi registrada uma queda de 50% na comparação com a média do primeiro trimestre no volume transportado por conta da desaceleração da economia e da falta de infraestrutura nas estradas para atender os caminhoneiros.
 

A tendência é eliminar o desperdício com caminhões rodando vazios nas viagens de retorno. Tudo agora é feito em um dashboard digital de forma muito mais eficiente, exterminando a necessidade de ficar circulando atrás de cargas e de montar pontos de apoio nas estradas

Federico Vega, CEO da Cargo X

“Mas, na medida em que a flexibilização avança, o movimento de cargas começa a ter uma recuperação bastante consistente, principalmente pelo escoamento da demanda que estava reprimida”, analisa o CEO.

O executivo ve um futuro cada vez mais digital para o segmento. “O uso da tecnologia no setor de transportes é um caminho sem volta para todos os participantes da indústria, gerando economia para embarcadores, transportadores e caminhoneiros, que só vão para estrada agora quando têm carga garantida. O resultado é um incremento considerável na produtividade e uma sensível redução no impacto ambiental”, finaliza Vega.
Source: Rural

Leave a Reply