Skip to main content

(Foto: Beethoven Delano/Ed.Globo)

 

Uma campanha intitulada #StopEuMercosur foi lançada nesta terça-feira (30/6), na Itália, com a finalidade de interromper o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul. A entidade organizadora do movimento é a Stop TTIP Itália, movimento criado para se opor à aprovação do Tratado de Parceria Transatlântica sobre Comércio e Investimentos (TTIP) e que faz críticas ao acordo entre os blocos.

Com base no relatório “Planeta Esgotado”, publicado nesta terça pela mesma entidade e que aponta os riscos do acordo para o meio ambiente, a campanha já recolheu 265 assinaturas de organizações da Europa e da América Latina.

De acordo com o site da Stop TTIP Itália, a carta foi dirigida à Comissão Europeia ressaltando a destruição da Amazônia, o agravamento das mudanças climáticas e as violações dos direitos humanos. Para a organização, o tratado “ajudará criadores e agricultores brasileiros e argentinos a enviar centenas de milhares de toneladas de carne, soja e biocombustíveis para a Europa, incluindo OGM e produtos com pesticidas que geralmente são proibidos”.

saiba mais

Governo federal prorroga por um mês atuação das Forças Armadas na Amazônia Legal

Desmatamento em áreas indígenas aumentou 90% na Amazônia Legal em 2019

Desmatamento em Unidades de Conservação cresce 41,75% na Amazônia Legal em 2019

 

A gestão de Jair Bolsonaro também é citada pela entidade. “As políticas antidemocráticas e o presidente brasileiro Jair Bolsonaro estão afetando todos os cidadãos, mas em particular minorias e comunidades indígenas. Além disso, sua proximidade com os lobbies de carne e soja alimenta os incêndios na Floresta Amazônica, que está perdendo sua capacidade de mitigar as mudanças climáticas”, aponta o site.

Assinaturas

Entre as assinaturas internacionais recolhidas, estão as organizações não-governamentais Grain, que apoia pequenos produtores rurais ao redor do mundo, e o Greenpeace. Apesar de corroborar com a campanha, aqui no Brasil o Greenpeace não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Das 265 entidades assinantes, apenas cinco são brasileiras: Movimento ODSejo, Central de Cooperativas Unisol Brasil, Justiça Global, Justiça nos Trilhos e Rede Brasileira de Integração de Povos (REBRIP).

saiba mais

Focos de queimada na Mata Atlântica ultrapassam 4 mil e põe araucárias em risco

Projeto para conservar bioma marinho tramita há sete anos no Congresso

 
Source: Rural

Leave a Reply