Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

Conhecidas como pragas do eucalipto, as lagartas desfolhadoras têm sido combatidas na região da Costa do Descobrimento, no sul da Bahia, por meio da combinação entre controle biológico e uso de drones.

Adotado pela empresa Veracel Celulose desde 2018, o controle biológico foi potencializado em 2020 pela distribuição de inimigos naturais via drones. De acordo com Rafael Tiburcio, especialista em sanidade florestal da organização, o rendimento médio passou de cinco hectares por hora para 31 hectares por hora, ou seja, seis vezes mais rápido.

saiba mais

Casulo do bicho-de-seda é testado na fabricação de enxerto ósseo

Nova tecnologia promete fornecer mudas de palmito até 40% mais produtivas

 

“O valor investido no conjunto drone e implemento foi de R$ 12,5 mil, sendo R$ 1 mil no desenvolvimento do implemento e o restante na aquisição do drone, tablet e baterias, que também podem ser utilizados em outras atividades”, conta.

Até o momento, foi feita a liberação de 15 milhões de inimigos naturais, entre o parasitoide Palmistichus elaeisis, e o predador Podisus nigrispinus, o que já tem surtido efeito direto em 7,5 mil hectares de área produtiva de eucalipto da Veracel. Porém, Tiburcio afirma que todos os 86 mil hectares da empresa foram beneficiados por não haver dispersão da lagarta.

saiba mais

Fazenda faz economia milionária com gestão em tempo real da produção

Robôs do agro: máquinas combatem fungos em frutas e até percorrem lavouras para fazer raio-X de soja e milho

 

 

 

 

Como as liberações são destinadas às áreas próprias, os produtores vizinhos se beneficiam apenas de forma indireta, uma vez que a redução da infestação da praga reduz o risco de ataque em outras culturas também

Rafael Tiburcio, especialista em sanidade florestal da Veracel

 
Source: Rural

Leave a Reply