Skip to main content

 

Boa noite! Veja os destaques desta terça-feira (30/6) no site da Globo Rural.

Gafanhotos encontrados na Argentina

 

(Foto: Senasa/Divulgação)

 

Autoridades argentinas informaram ter encontrado a nuvem de gafanhotos que avança perto da fronteira com o Brasil. Ela foi achada nesta terça-feira (30/6), em uma propriedade rural na localidade de Amará Picada, ao norte de Esquina e de Sauce, na província de Corrientes.

Indígenas contra Covid-19

(Foto: Divulgação/Funai)

 

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) decidiu mover ação no STF para obrigar o governo federal a adotar um plano emergencial para controle e combate da Covid-19 dentro dos territórios indígenas do país. O pedido de liminar é assinado por seis partidos políticos e lista medidas que deverão ser adotadas pelo poder público, entre elas barreiras sanitárias nas aldeias e a “imediata retirada de invasores não indígenas” presentes nesses territórios.

Amazônia no acordo Mercosul-União Europeia

 (Foto: Reprodução/Ed. Globo)

 

Uma campanha intitulada #StopEuMercosur foi lançada nesta terça, na Itália, com a finalidade de interromper o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul. De acordo com o site da Stop TTIP Itália, entidade organizadora do movimento, a carta foi dirigida à Comissão Europeia ressaltando a destruição da Amazônia, o agravamento das mudanças climáticas e as violações dos direitos humanos.

Registro de máquinas agrícolas

(Foto: Divulgação/MAPA)

 

O Ministério da Agricultura apresentou nesta terça a Plataforma Nacional de Registro e Gestão de Tratores e Equipamentos Agrícolas (AGID). O sistema, que deve ser lançado até a primeira semana de agosto, permitirá o registro oficial de tratores e equipamentos agrícolas, sem custo para o produtor rural. A plataforma está sendo desenvolvida com o Instituto CNA, por meio de um acordo de cooperação técnica.

Fraudes no seguro rural

 (Foto: Divulgação/Polícia Federal – Passo Fundo)

 

A PF realizou a Operação Hemera, que investiga fraudes no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), do governo federal. Cerca de 30 policiais cumpriram nove mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Sul. A investigação iniciou em 2019 para apurar possíveis fraudes na obtenção do seguro rural referentes às safras de 2016 e 2017.

Menor investimento em transporte

(Foto: Divulgação/Ministério da Infraestrutura)

 

A retração nos investimentos federais observada com a pandemia de coronavírus deve fazer os investimentos em transporte recuarem para níveis dos primeiros anos do século. Segundo a CNI, há possibilidade de que os investimentos federais em transporte retrocedam para o nível dos primeiros anos do século, quando não passavam da casa dos R$ 7 bilhões.

Preço do tomate cai

 (Foto: Pixabay/Creative Commons)

 

Devido ao alto volume que chegou aos atacados nos últimos dias, os preços do tomate salada longa vida 3A caíram pela terceira semana seguida no mercado interno, informou o Cepea. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, o aumento da oferta é reflexo da maturação acelerada, que foi favorecida pelas temperaturas mais elevadas na última semana.

Rótulos que fazem diferença

 (Foto: IStock)

 

Um estudo que mapeou o comportamento dos consumidores brasileiros diante dos rótulos de produtos alimentícios reforçou a importância de clareza e dos alertas frontais nas embalagens para facilitar a percepção se um alimento industrializado é mais saudável.

Trigo avança no sul

(Foto: Rafale Tovar/CCommons)

 

Com o clima favorável para o crescimento e o desenvolvimento das lavouras de trigo no sul do país, os trabalhos de campo da nova safra do cereal avançam, informa o Cepea. Nesse ritmo, estimativas indicam aumentos na área, no rendimento e, consequentemente, na produção. 
Source: Rural

Leave a Reply