Skip to main content

JBS (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) voltou a interditar o frigorífico da JBS em Passo Fundo (RS). O motivo é necessidade de adção de medidas por parte da empresa para controle e prevenção da Covid-19.

A unidade chegou a ficar cerca de um mês paralisada após uma liminar judicial decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Mas, no acórdão publicado na noite de quarta-feira (24/6), o TRT respaldou a competência de auditores fiscais do trabalho para promover o fechamento temporário da empresa.

saiba mais

Cidades com frigoríficos têm mais casos de Covid-19 no interior do país, diz pesquisa

 

“Os Auditores-Fiscais do Trabalho são as autoridades competentes para determinar as interdições, quando constatadas situações de trabalho que possam causar acidente ou doença com lesão grave ao trabalhador”, afirma o desembargador Marcos Fagundes Salomão em voto a favor do restabelecimento da interdição.

Ainda de acordo com Salomão, o termo de interdição produzido pela fiscalização federal é “muito mais amplo” do que o elaborado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Passo Fundo, indicando “dezenas de irregularidades que não são objeto do Termo de Interdição do Município”.

saiba mais

MPT diz que protocolo do governo tem falhas e contraria orientações da OMS

 

Pendências

A decisão também ressalta que a JBS não comprovou ter sanado as irregularidades encontradas pela fiscalização do trabalho em maio deste ano, apresentando um protocolo próprio de medidas que não comprova a efetividade no controle da doença.

Procurada, a JBS informou que não comenta processos judiciais em andamento e reiterou que “tem como objetivo prioritário a saúde de seus colaboradores”. A empresa afirma que “tem adotado um rígido protocolo de prevenção contra a Covid-19 na sua unidade de Passo Fundo (RS) e em todas as suas plantas no Brasil, conforme as orientações dos órgãos de saúde e protocolo do Ministério da Saúde, Economia e Agricultura”.
Source: Rural

Leave a Reply