Skip to main content

(Foto: Governo de Córdoba/Divulgação)

 

O Ministério da Agricultura informou, no começo da noite desta quinta-feira (25/6), que não há indícios de que a nuvem de gafanhotos que está na Argentina tenha cruzado a fronteira com o Brasil. O monitoramento, entretanto, prossegue, e a pasta lançou um manual de orientações para conter os insetos caso eles cheguem ao país.

O governo está alerta e atua em conjunto com as equipes técnicas das superintendências federais e dos órgãos estaduais de defesa agropecuária de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de unidades federais de vigilância agropecuária localizadas na fronteira com o Estado gaúcho.

saiba mais

Governo decreta emergência fitossanitária por causa de nuvem de gafanhotos

Chuva e frio chegam ao RS e devem afastar nuvem de gafanhotos do Brasil

 

 

 

Sobre o decreto de emergência fitossanitária no RS e em SC, publicado nesta quinta-feira (25/6), o Ministério da Agricultura disse que a iniciativa tem caráter preventivo. "Além disso, essa medida visa permitir uma mobilização mais ágil de recursos humanos e financeiros para promover eventual controle da praga", declarou.

Entre as ações liberadas pela portaria, estão importar produtos químicos não autorizados para uso temporário e contratar de pessoal por tempo determinado para a prestação de serviços eventuais nas ações de defesa agropecuária.

Vídeo mostra avanço da nuvem na Argentina:

 

Manual de orientações

Com base no modelo argentino, o manual divulgado pelo Ministério da Agricultura trata de ações específicas para monitoramento e controle, de acordo com as fases de desenvolvimento do inseto. Veja, a seguir, algumas recomendações.

Ovos

Segundo o manual, o monitoramento deve ser feito onde foram registrados ovos da praga. É necessário observar se existem buracos no chão e confirmar a presença de ovos. "Um gafanhoto adulto pode fazer a postura mais de uma vez, entre 80 e 120 ovos por postura aproximadamente", consta no documento.

Ninfas

Os gafanhotos em estado juvenil não tem capacidade para voar. Portanto, a indicação é o monitoramento no nível do solo. "Locais de postura devem ser monitorados periodicamente para verificar nascimentos. As plantas daninhas ou as culturas danificadas costumam servir para orientar o monitoramento", cita.

saiba mais

Nuvem pode ter 40 milhões de gafanhotos, diz especialista

 

 

Adultos

A indicação do Ministério da Agricultura para conter gafanhotos adultos é por via aérea ou no solo com o uso de atomizadores do tipo canhão. O recomendado é a aplicação com a nuvem de insetos espacialmente localizada.

"O controle aéreo exige o monitoramento das “nuvens” de gafanhotos durante o dia, até o local em que aterrissam à tarde/noite. Nesse momento, a superfície onde a praga está localizada deve ser estimada e marcado polígono para que a aplicação possa ser realizada no dia seguinte, na primeira hora do dia. Assim sendo, há uma diminuição da superfície a ser tratada, menor impacto ambiental, menor custo de aplicação e menor risco para o aplicador", afirma trecho do documento.
Source: Rural

Leave a Reply