Skip to main content

(Foto: Ernesto de Souza)

 

O que faço para que segure os frutos um pé de romã florido, que está plantado com esterco de gado em um jarro com furos no fundo?
Carlos Cavalcanti, via Facebook

 (Foto: Carlos Cavalcanti)

Fruta originária do Oriente Médio, a romã (Punica granatum) adapta-se muito bem em regiões de climas tropical e subtropical, sendo capaz de se desenvolver também em locais de clima semiárido.

Mas é preciso que a planta esteja em área onde há incidência de luz solar, pois a romanzeira exige, pelo menos, 6 horas de sol por dia para produzir bem, além de temperatura superior a 30 C.

saiba mais

Como combater ácaros brancos no limoeiro

É comum a queda dos frutos da laranjeira?

 

Verifique também se os furos do jarro não estão obstruídos, e se contam com um número suficiente para drenar a água de irrigação. A fruteira não suporta umidade elevada, nem solos encharcados no período de floração.

Como ventos fortes podem prejudicar a polinização da planta, é importante proteger o jarro. Retire também o excesso de ramos, principalmente os secos ou mortos, e assegure que o esterco esteja bem curtido, ou em uma proporção adequada, para não provocar a queda das flores. Outra recomendação é observar durante a florada a ocorrência de insetos, manchas ou necroses fúngicas.

Consultor: Antonio Teixeira Cavalcanti Junior, doutor em agronomia e pesquisador do Setor de Gestão de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (SIPT), da Embrapa Agroindústria Tropical. Rua Dra. Sara Mesquita, 2270, Campus do Pici, Fortaleza (CE). CEP: 60511-110. Tel.: (85) 3391-7357. Site: www.embrapa.br/fale-conosco
Source: Rural

Leave a Reply