Skip to main content

(Foto: Fearca e Senasa/Divulgação)

 

As condições meteorológicas no sul do Brasil ajudarão o país a evitar a entrada de uma grande nuvem de gafanhotos, que está a aproximadamente 130 quilômetros de distância, em linha reta, da cidade de Barra do Quaraí (RS), na fronteira com a Argentina.

De acordo com o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, a previsão é de chuva no Rio Grande do Sul nos próximos cinco a seis dias, o que deve atrapalhar muito a chegada dos insetos em território brasileiro a partir desta quinta-feira (25/6).

saiba mais

Brasil elabora protocolo e pretende usar aviões para combater nuvem de gafanhotos

 

“O clima vai estar bem chuvoso nos próximos dias em todo o Centro-Sul. Essas chuvas devem chegar até o norte de São Paulo ao longo do final de semana”, explica Santos.

O volume das precipitações, segundo a Rural Clima, devem chegar a até 15 milímetros nessas regiões e, na segunda-feira (29/6), uma nova frente fria deve voltar a provocar chuvas volumosas no Sul.

 

A nuvem de gafanhotos veio no Paraguai, nas províncias de Formosa e Chaco, onde há produção de mandioca, milho e cana-de-açúcar. Seu deslocamento é influenciado pela direção dos ventos e a ocorrência de altas temperaturas e pode chegar a 150 quilômetros em um dia.

Segundo o governo de Córdoba, na Argentina, em um quilômetro quadrado pode haver cerca de 40 milhões de insetos capazes de comer o equivalente ao consumo diário de  2 mil vacas.
Source: Rural

Leave a Reply