Skip to main content

 

Boa noite! Veja os destaques desta terça-feira (23/6) no site da Globo Rural.

Covid-19 em frigoríficos

 (Foto: JBS/Divulgação)

 

Criada para promover um protocolo único no combate a Covid-19 em frigoríficos, a portaria conjunta dos ministérios da Agricultura, Economia e Saúde na semana passada ignorou uma série de observações feitas pelo MPT, que foi consultado duas vezes pelo governo. As medidas ignoradas no texto final incluem adoção de um padrão de máscara para proteção, distanciamento mínimo na linha de produção, afastamento de contactantes de casos suspeitos e testagem em massa dos trabalhadores. 

Nuvem de gafanhotos perto do Brasil

 

O avanço de uma nuvem de gafanhotos põe as autoridades argentinas e brasileiras em alerta. Segundo o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), a região classificada como "perigo" fica na fronteira com o Brasil, muito próxima ao oeste do Rio Grande do Sul. O governo gaúcho monitora o caos e admite que há riscos.

Títulos verdes para o agro

(Foto: Divulgação)

 

O potencial de investimentos verdes para o agronegócio brasileiro foi discutido no lançamento virtual do Plano de Investimentos para a Agricultura Sustentável pelo Ministério da Agricultura e pela Climate Bonds Initiative (CBI). A meta é estimular o desenvolvimento de um mercado de títulos verdes para o setor agropecuário, criar fontes de financiamento e adotar práticas de tecnologias sustentáveis no país. 

Ministra atribui Covid-19 a manejo de animais

 (Foto: Guilherme Martimon/MAPA)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o Brasil demanda que a agropecuária mundial adote práticas rigorosas de sustentabilidade e que pandemias como a Covid-19 surgem a partir do manejo inadequado de animais para consumo humano. Ela reforçou que o setor no Brasil se prepara para atender práticas sustentáveis e conta com protocolos elaborados pela Embrapa. 

Chuva favorece milho safrinha

 (Foto: Getty Images)

 

A primeira quinzena de junho foi marcada pelo retorno das chuvas na região sul, parte de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, o que beneficiou as lavouras de milho safrinha em estado de enchimento de grãos e proporcionou a continuidade da semeadura e do desenvolvimento dos cultivos de inverno. Os dados são de boletim da Conab.

Leilão virtual milionário

 (Foto: Divulgação)

 

A migração dos leilões presenciais para virtuais, devido à pandemia de coronavírus, não esfriou os negócios de gado e de cavalos. Em apenas um remate, na semana passada, 500 fêmeas leiteiras foram vendidas em dois dias, com faturamento de R$ 3,077 milhões. As fêmeas negociadas são das raças Jersey e Girolando e foram adquiridas por 50 compradores de oito Estados. 

Embalagens descartadas corretamente

(Foto: InpEV/Divulgação)

 

A destinação correta de embalagens de defensivos químicos bateu recorde em 2019: de acordo com o InpEV, 45.563 toneladas foram descartadas corretamente no ano passado por meio do Sistema Campo Limpo, ante as 43,3 toneladas previstas. Os principais fatores para o resultado foram o crescimento de área plantada e a ocorrência de pragas e doenças, o que impulsionou o maior uso de agrotóxicos.

Batata mais barata

(Foto: Jonathan Campos)

 

Por conta da intensificação da colheita da safra das secas em diversas regiões, os preços da batata ágata tipo especial tiveram queda na última semana, aponta o Cepea. Porém, a maior entrada de tubérculos, aliada à baixa demanda, ocasionou sobras nas centrais de distribuição.

Incentivo ao plantio de trigo

(Foto: Rafale Tovar/CCommons)

 

Os preços elevados do trigo no mercado interno têm levado os produtores a aumentar a área com a cultura nesta temporada, informou o Cepea. Na última semana, entre os dias 15 e 19 de junho, todas as farinhas e farelos derivados do cereal de inverno registraram valorização na comparação com a semana anterior.
Source: Rural

Leave a Reply