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(Foto: Copersucar/Divulgação)

 

A Copersucar S/A anunciou nesta terça-feira (23/6) que, pela primeira vez, rompeu a barreira dos R$ 30 bilhões e atingiu o faturamento de R$ 30,1 bilhões na safra 2019/2020, um crescimento de 5,1% em relação ao período anterior.

Desde a safra 2009/2010, quando atingiu R$ 3,8 bilhões, o faturamento da companhia se multiplicou mais de sete vezes. O lucro operacional ajustado foi de R$ 136 milhões, o que representa 31% ao obtido na safra anterior.

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O resultado foi acompanhado pelo reforço da estrutura de liquidez, com incremento de 42% na posição caixa (de R$ 1,9 bilhão em março/19 para R$ 2,7 bilhões em março/20), além da manutenção da política de alongamento do perfil da dívida, com vencimentos de longo prazo permanecendo em patamares superiores a 80%.

Considerando os fatores extraordinários e não operacionais, o lucro líquido contábil para controladores atingiu a marca de R$ 119 milhões ao longo da safra. "A estratégia de constituir uma plataforma de negócios integrada e global de açúcar, etanol e logística, combinada a um eficiente sistema de parcerias, foi exitosa na última safra", explica Luís Roberto Pogetti, presidente do Conselho de Administração da companhia.

O presidente executivo da companhia, João Teixeira, destacou que a Copersucar se mostrou resiliente e cresceu em qualidade e produtividade em todos os seus negócios. Segundo ele, a companhia deve "passar bem" pela crise causada pela pandemia da Covid-19.

A pandemia criou desafios, mas, com o reforço de nossa estrutura de liquidez, daremos maior proteção e estabilidade às usinas associadas, um importante diferencial competitivo

João Teixeira, presidente executivo da Copersucar

 

 

Comercialização

De 1º de abril de 2019 a 31 de março de 2020, as usinas sócias da Copersucar S/A moeram 87,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, uma evolução de 7,3% em relação à safra anterior, acima da produção de toda a região Centro-Sul do Brasil, que cresceu em ritmo menor (+2,9%).

Com uma safra mais alcooleira, motivada pela extrema competitividade do produto em relação à gasolina e pelo aumento da preferência do consumidor brasileiro pelo combustível, a companhia atingiu pela primeira vez o volume de vendas de 5 bilhões de litros de etanol de origem brasileira na safra 2019-2020, totalizando 14,2 bilhões de litros no mercado global (+2,3%), na combinação com as vendas de etanol de origem americana.

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Em função do mix de produção com mais peso ao etanol, a venda total de açúcar caiu 3% frente ao ciclo anterior, com um volume de 3,7 milhões de toneladas, sendo 1,8 milhão de toneladas no mercado interno (+5,9%) e 1,9 milhão de toneladas para outros países (-9,5%).

A plataforma logística da Copersucar movimentou cerca de 50% do volume contratado no açúcar para terceiros (usinas não-sócias). O Terminal Açucareiro Copersucar em Santos (SP) ampliou a elevação de grãos em um período com menos açúcar exportado. Destaque também para o uso do transporte ferroviário na safra, que aumentou mais de dois pontos percentuais, atingindo 68,2% do volume movimentado.
Source: Rural

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