Skip to main content

chuva nublado (Foto: Getty Images)

 

A semana será marcada pelo retorno da chuva em grande parte da região Sul do Brasil. Nesta segunda-feira (22), áreas de instabilidade se formam sobre o Rio Grande do Sul e, com isso, há previsão de chuva irregular e baixa intensidade ao longo do dia sobre grande parte das regiões Sul e Central do estado gaúcho. Porém, de acordo com a Rural Clima, essa chuva já perde força na terça-feira (23), e o tempo volta a abrir.

Em todo restante do Brasil, a Rural Clima informa que o tempo segue aberto e sem previsão de chuva, possibilitando o rápido avanço da colheita no café, cana-de-açúcar, milho safrinha, algodão e outras culturas.

Na quarta-feira (24), a presença de uma frente fria sobre a divisa do Uruguai com o Rio Grande do Sul, traz a chuva de volta ao estado gaúcho, principalmente na quinta-feira (25) com altos volumes. Além disso, esse sistema deve avançar sobre os demais estados da região Sul. “Tanto Santa Catarina, quanto Paraná deverão receber volumes de chuva entre quinta-feira (25) e sexta-feira (26), atingindo também São Paulo, o Paraguai e a metade Sul do Mato Grosso do Sul”, informa Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

saiba mais

Soja: exportações e estoques baixos deixam indústrias em alerta

Farsul diz que Plano Safra "é o possível dentro do atual cenário econômico"

 

O agrometeorologista considera que a chuva ainda não deve avançar ao Centro-Norte do Brasil. “Dificilmente essa chuva atingirá áreas do Cerrado Mineiro, Goiás, Mato Grosso e principalmente Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) que seguirão com tempo extremamente aberto e sem previsão de chuva para as próximas semanas”.

Desta forma, o final de semana terá o retorno da chuva em grande parte das regiões produtoras da região Sul do Brasil, do estado de São Paulo, do Sul e Triângulo Mineiro e do Mato Grosso do Sul. Já no Centro-Norte, o tempo segue seco.

"O mês deve terminar com a cara de junho: chuva mais concentrada no Sul, tempo extremamente aberto na região Centro-Norte do Brasil e possibilidade de chuvas em São Paulo e Mato Grosso do Sul", finaliza Santos.
Source: Rural

Leave a Reply