Skip to main content

f(Foto: Globo Rural)

 

 

 

 

 

 

A fim de aumentar a biossegurança e proporcionar maior controle nos aviários, um total de 2,4 milhões de frangos serão monitorados mensalmente por meio de uma parceria entre a empresa de telecomunicações TIM, a consultoria de inovação para indústria de alimentos F&S Consulting e a companhia JBS.

O projeto chamado de Granja 4.0 está em fase piloto e até o final do mês deve ter implementado sensores IoT (internet das coisas, em português) em 10 granjas de Santa Catarina. Alexandre Dal Forno, Head de IoT da TIM Brasil, explica que os sensores proporcionam informação simultânea sobre a variação de temperatura e ventilação da granja, entre outros dados.

““O objetivo é que haja um rol de sensores em granjas de aves, atuando de forma a coletar informação em tempo real para aumentar a produtividade, além de automatizar as operações e diminuir a interação humana para ter biossegurança, principalmente com os riscos que temos visto devido ao coronavírus”, ele explica.

A conversão dos dados gerados em informações ao produtor será possibilitada, segundo Dal Forno, com a implementação de aparatos de sensores, de umidade, temperatura, sensores de quantidade de água consumida ao longo de toda a extensão da granja, bem como câmeras 3D identificando se os animais estão mais ou menos agitadas.

José Antônio Ribas, diretor de Agropecuária da JBS, se mostra otimista com a parceria. “Colocar esse projeto em prática visa mitigar eventuais perdas e alcançar performances melhores. Problemas que demoram horas ou até dias para ser percebidos, agora poderão ser identificados em tempo real, permitindo tomar decisão na hora com base nos algoritmos”, diz.

Resultados

A implementação dos sensores sofreu atraso devido à crise do coronavírus. Ainda assim, Ribas espera que até o final de 2020 seja possível avaliar resultados iniciais, com base em três ciclos de produção. Além disso, ele já pensa além, e acredita que esta automação é um caminho sem volta, inclusive pelo distanciamento social imposto pela pandemia e pelo interesse de granjeiros em fazer parte do projeto.

Os resultados esperados não são somente em relação à produtividade, mas também ao alcance do sinal 4G no campo, na visão de Dal Forno. Ele explica que Santa Catarina foi escolhida para o piloto, pois, apesar de a TIM já garantir 100% da cobertura de internet móvel no Estado, a topografia da região atrapalha a distribuição do sinal e a empresa pretende melhorar o serviço. “Uma torre cobre um conjunto de cerca de 10 granjas, mas não há uma solução fechada. Esse piloto vai nos ajudar a definir kits [de infraestrutura], elaborando o que vai atender desde as granjas mais tradicionais até as mais tecnológicas."
Source: Rural

Leave a Reply