Skip to main content

 

Boa noite! Veja os destaques desta quinta-feira (18/6) no site da Globo Rural.

Redução da safrinha

 (Foto: Marcelo Min / Ed.Globo)

 

A produção brasileira de milho safrinha deve atingir 72,9 milhões de toneladas e será 4,5% abaixo do volume recorde registrado na safra passada, segundo levantamento da Agroconsult. Em nota, a consultoria ressalta que o atraso no plantio levou a uma maior exposição das lavouras a riscos climáticos, prejudicando o desenvolvimento da safra 20219/2020 quando comparado com as condições observadas em 2018/2019. 

Porcos na China

(Gettyimages)

 

A melhora na demanda interna por conta da primeira quinzena e a reabertura parcial do comércio em importantes regiões consumidoras favoreceram as vendas e impulsionaram as cotações de suínos em junho, segundo o Cepea. Aliado ao enfraquecimento nas cotações de milho e farelo de soja, o cenário favoreceu o poder de compra dos suinocultores. 

Crédito para agricultores familiares

(Foto: Divulgação)

 

Em live transmitida na noite de quarta (17/6) pela revista Globo Rural, o superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, revelou que haverá uma linha de crédito exclusiva para assistência técnica no âmbito do Pronaf, que atende os agricultores familiares.

Incentivo ao extrativismo

peconheiro-açai-extrativismo-amazonia (Foto: Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A partir de julho, produtores qualificados para o Pronaf poderão acessar financiamento para realizar investimentos em atividades ligadas à bioeconomia, como os sistemas extrativistas. Até então, a linha era voltada apenas para operações de custeio dessas atividades. 

Inteligência artificial nas aves

(Foto: Ricardo Padue/Ed. Globo)

 

A fim de aumentar a biossegurança e proporcionar maior controle nos aviários, um total de 2,4 milhões de frangos serão monitorados por sensores com internet 4G a fim de se checar variações de temperatura e ventilação da granja. O projeto está em fase piloto e deve ser implantado em 10 granjas de SC até o fim do mês por meio de uma parceria entre a TIM, a consultoria de inovação para indústria de alimentos F&S Consulting e a JBS.

Incertezas com o gado

 (Foto: Rogério Cassimiro/Ed. Globo)

 

A pandemia do coronavírus e as incertezas geradas no mercado fizeram com que muitos pecuaristas adiassem ou limitassem a entrada de gado no cocho, com maior atenção aos preços do boi magro e de insumos como o milho, afirma o Cepea. Criadores também analisam a movimentação dos valores do boi gordo no mercado futuro (B3), no intuito de gerenciar a receita, diz o órgão de pesquisa.

Hortifrútis em oscilação

(Foto: Divulgação)

 

Os efeitos da crise gerada pela pandemia do coronavírus e as medidas de distanciamento social tiveram grande impacto na produção e na comercialização de frutas, legumes e verduras em maio. O 6º boletim hortifrutigranjeiro da Conab mostra que a cotação da batata chegou a subir 77%, enquanto preço da banana teve forte queda, com maior intensidade em Curitiba, onde recuou 14,8%. 

Plano Safra poderia ser menor

(Foto: Isac Nóbrega/PR/Divulgação)

 

O Plano Safra 2020/2021 projetado no início do ano previa queda no montante de recursos destinados ao financiamento do setor agropecuário do país, mas foi reajustado após a pandemia de Covid-19. De acordo com o secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Eduardo Sampaio, a queda da taxa básica de juros e as boas perspectivas para a economia brasileira no final de 2019 e início de 2020 vinham permitindo que os produtores encontrassem linhas de crédito privadas a juros competitivos. 
Source: Rural

Leave a Reply