Skip to main content

(Foto: Rogerio Albuquerque)

 

Por conta da pandemia do coronavírus, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) adiou, pela segunda vez, as saídas de técnicos a campo para apurar os dados da produção de café referentes à safra 2020. A medida visa evitar o contágio da doença por produtores e colaboradores do órgão governamental.

O anúncio foi feito pela entidade nesta terça-feira (17/6). Não se sabe, ao certo, quando as informações serão apuradas. “A nova data será anunciada assim que haja segurança em enviar os técnicos a campo para apurar informações”, disse, por meio de nota, o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sergio De Zen.

saiba mais

Colheita e desvalorização do dólar pressionam cotação do café arábica

 

A Conab esclarece que, diferente da pesquisa sobre a safra de grãos, que pode ser feita remotamente com apoio da rede de informantes, o grupo mais reduzido em relação aos cafeeiros exige que o levantamento da safra de café seja feito direto com o produtor.

Perspectiva positiva

 

No contato telefônico com agricultores, os técnicos da Companhia verificaram que as condições climáticas e da planta, de bienalidade positiva no ano, têm contribuído para que o país tenha uma boa produção de café nesta safra. Por isso, produtores têm adotado medidas preventivas em relação aos cuidados nas lavouras por conta da Covid-19.

saiba mais

Pandemia reduziu em mais de 70% vendas do setor de cafés especiais

 

Principal produtor do país, Minas Gerais tem lavouras em excelentes condições vegetativas, com alta carga formada por frutos graúdos e maturação uniforme, segundo a Conab. No entanto, os técnicos ressaltam que o volume colhido no Estado ainda é baixo, mas os trabalhos no campo devem se intensificar neste mês.

No Espírito Santo, produtores enfrentaram falta de chuvas e ventos fortes no período da floração da planta. Por outro lado, a seca foi compensada na época de enchimento dos grãos, quando foram registradas chuvas em maior volume. Outro importante Estado produtor, a Bahia registrou atraso na colheita em razão das chuvas.
Source: Rural

Leave a Reply