Skip to main content

 (Foto: 169clue/CCommons)

 

 

A produção de ovos de galinha entre janeiro e março deste ano foi de 965,1 milhões de dúzias em todo o país, resultado 3,9% superior ao mesmo período do ano passado, quando foram produzidas 928,9 mil dúzias, o que representa um recorde na série histórica para um primeiro trimestre, segundo acompanhamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a instituição, a produção de 36,1 milhões de dúzias de ovos a mais em todo o país foi impulsionada por aumentos nas granjas de 19 dos 26 estados do país analisados pela instituição. Na comparação com os últimos três meses de 2019, no entanto, houve uma queda de 25 milhões de dúzias, recuo de 2,5%.

Os aumentos mais intensos na produção neste ano ocorreram em São Paulo (com alta de 18,72 milhões de dúzias), Santa Catarina (elevação de 5,04 milhões de dúzias) e Mato Grosso (aumento de 4,92 milhões de dúzias). Em contrapartida, as retrações mais consideráveis foram registradas em Goiás (recuo de 4,33 milhões de dúzias) e Rio Grande do Sul (com 4,19 milhões de dúzias a menos).

Durante o primeiro trimestre de 2020, o Estado de São Paulo se manteve como maior produtor de ovos do Brasil, com 29,6% da produção nacional, seguido por Minas Gerais e Espírito Santo, ambos respondendo pela mesma proporção de 9,3%, e do Paraná, com 9,1%.
Source: Rural

Leave a Reply