Skip to main content

(Foto: Thinkstock)

 

Gostaria de saber quais medicamentos posso dar a uma bezerra que está com dificuldade para se deitar e caminhar, indicando sentir dores. Ao se levantar, ela não usa o joelho.

Aparecida Cida Ferreira, via Facebook

Antes de definir um tratamento, é necessário descobrir a causa do problema articular no animal. Bezerros jovens são propensos a ter inflamações nas articulações, devido às infecções oriundas de umbigo mal curado.

Nesses casos, as artrites são observadas em mais de um membro do bovino. Verifique se o umbigo está inchado e se há febre. Para o controle, será preciso o uso de antibióticos e anti-inflamatórios.

saiba mais

O que fazer quando o bezerro nasce sem ânus?

Como combater carrapatos nas vacas em lactação?

 

Uma lesão traumática também pode provocar sintomas semelhantes. Caso tenha ocorrido, veja se existe alguma fratura articular na bezerra. O tratamento demanda anti-inflamatório com ou sem imobilização da articulação.

Em ambos os casos, o mais recomendado é que se realize um exame físico por um médico veterinário para definir o tratamento a ser adotado.

Consultor: Raul Mascarenhas, médico veterinário da Embrapa Pecuária Sudeste, Caixa Postal 339, CEP 13560-970, São Carlos (SP). Tel.: (16) 3411-5663. Site: www.embrapa.br/fale-conosco
Source: Rural

Leave a Reply