Skip to main content

 

Boa noite! Veja os destaques desta quarta-feira (10/6) no site da Globo Rural.

Disparada do trigo

As cotações do cereal no mercado interno subiram 45% desde janeiro até o final de maio, impulsionadas pelo dólar elevado e a maior pulverização das exportações argentinas. A corrida às compras por causa da quarentena em março também contribuiu para a alta de preços, coincidindo com a menor disponibilidade doméstica em razão da entressafra brasileira. Confira a reportagem completa sobre este assundo publicada hoje no site da Globo Rural

Indígenas em risco

 

 

(Foto: Divulgação/MPT/SC)

 

A situação dos indígenas que trabalham em frigoríficos tem despertado atenção especial do poder público. O Ministério Público do Trabalho e as secretarias de Saúde recomendam o afastamento remunerado de trabalhadores residentes em aldeias, uma vez que há um elevado risco em que os povos indígenas que trabalham nas linhas de produção do setor de carnes se tornem vetor de transmissão para suas comunidades. 

Mão de obra indígena na cana

Índios guaranis do município de Caarapó (MS) continuam realizando o trabalho de plantio da cana-de-açúcar, mesmo sendo considerados grupo de risco ao coronavírus e após recomendações para o afastamento remunerado destes trabalhadores. Segundo despacho assinado pelo procurador do trabalho Jeferson Pereira, quatro fazendas da região de Naviraí, fazem uso da mão de obra indígena terceirizada na região.

Café sob pressão

 

 

(Foto: Alexandre Soares/Emater-MG)

 

As cotações do café arábica seguem em queda no mercado nacional, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP). A queda pode ser explicada pelo avanço da colheita da safra 2020/21 no Brasil e pela desvalorização do dólar frente ao real. 

Navio gigante atraca no PR

O navio Pacific South, de bandeira das Ilhas Marshall, vai carregar volume recorde de farelo para uma única embarcação no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá: serão 103 mil toneladas do derivado. O navio também é o maior graneleiro já recebido no complexo, com 292 metros de comprimento e 45 metros de largura. 

Desmatamento na Amazônia Legal

 

 

(Foto: Reprodução/ TV Globo)

 

Dados consolidados de 2019 pelo Inpe apontam que o desmatamento em Unidades de Conservação aumentou 41,75% na Amazônia Legal, em comparação a 2018. O corte de árvores ilegal passou de 767 km² para 1.100 km² no ano passado, sendo a área de proteção ambiental Triunfo do Xingu, no Pará, a mais atingida, com 436,1 km² desmatados.

Aumento da arrecadação do ITR

Uma plataforma lançada no início da semana vai ajudar municípios a aumentar a arrecadação do Imposto Territorial Rural (ITR). Lançada pelo Instituto Escolhas, a plataforma cruza dados do ITR e de um estudo feito pela instituição, em que o município pode verificar a situação da cobrança do imposto e o potencial de aumento da arrecadação. 
Source: Rural

Leave a Reply