Skip to main content

(Foto: Editora Globo)

 

O vazio sanitário da soja começa nesta quarta-feira (10/6) no Paraná, segundo a Embrapa Soja. O Estado é o primeiro do Brasil a entrar no período, que dura pelo menos 60 dias, em que não se pode semear ou manter plantas vivas de soja no campo.

A partir do dia 15 de junho, a medida se estende para outros cinco Estados brasileiros: Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. Segundo informou a Embrapa, em nota, 13 Estados e o Distrito Federal adotam o vazio sanitário.

saiba mais

Brasil terá safra recorde de grãos e colherá 250,5 milhões de toneladas, aponta Conab

 

A medida busca reduzir a sobrevivência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática da soja, durante a entressafra e, assim, atrasar a ocorrência da doença na safra. De acordo com a pesquisadora Claudine Seixas, da Embrapa Soja, o fungo precisa da planta viva de soja para se desenvolver e se multiplicar.

"Por isso, é importante que o produtor elimine as plantas de soja guaxa ou voluntária (plantas de soja que nascem espontaneamente) na entressafra para interromper o ciclo de multiplicação do fungo e reduzir a quantidade de esporos presentes no ambiente, retardando o surgimento da doença na safra", disse Claudine, na nota.

O Consórcio Antiferrugem contabilizou 212 casos de ferrugem na safra 2019/20, sendo a maior parte no Paraná (71) e em Mato Grosso do Sul (37). O controle da ferrugem asiática da soja tem custo médio de US$ 2,8 bilhões por safra, segundo a Embrapa.
Source: Rural

Leave a Reply