Skip to main content

(Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

 

O navio Pacific South, de bandeira das Ilhas Marshall, vai carregar volume recorde de farelo para uma única embarcação no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, disse a empresa Portos do Paraná, em nota. Serão 103 mil toneladas do derivado.

Este também é o maior graneleiro já recebido no complexo, com 292 metros de comprimento e 45 metros de largura. O navio atracou no fim da tarde de segunda-feira (8/6) no berço 214, um dos três que compõem o corredor de exportação.

saiba mais

Com 2,4 milhões de toneladas, Porto de Paranaguá embarcou o dobro de soja em maio

 

As 103 mil toneladas de farelo de soja serão carregadas a partir de três terminais. Cerca de 84 mil toneladas sairão da Coamo, 15 mil da Cotriguaçu e 4 mil dos silos públicos (horizontais).

O carregamento deve levar cerca de cinco dias, se não houver paralisações por chuva ou umidade excessiva, segundo a administração portuária, que cita previsão da empresa responsável pela operação, a Cargill. O farelo seguirá para o porto de Amsterdã, na Holanda.

(Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

 

O volume de 103 mil toneladas supera em 13 mil toneladas o recorde anterior, registrado em 27 de maio de 2019, quando o navio chinês Lan Hua Hai, de 254 metros, havia carregado 90 mil toneladas de farelo de soja no porto. Desta vez, a embarcação é 38 metros maior.

Em média, segundo a Portos do Paraná, os navios graneleiros recebidos no Porto de Paranaguá medem entre 199 e 229 metros de comprimento e costumam receber pouco mais de 60 mil toneladas de carga (soja, milho ou farelo).
Source: Rural

Leave a Reply