Skip to main content

(Foto: ulleo/Pixabay)

 

O período de isolamento social em razão da pandemia de coronavírus pode ser um bom momento para apostar no cultivo de hortaliças em casa. Frutos, caules e outros tipos de hortaliças verdes, como o chuchu e a couve, são opções fáceis de plantar e que têm nutrientes que fazem bem à saúde.

Globo Rural separou cinco hortaliças que podem ser cultivadas em pequenos canteiros em casa e outras que chegam a se desenvolver até em vasos, não exigindo uma pesada mão de obra. Que tal plantar você mesmo? Reserve um cantinho, prepare o solo e siga as dicas abaixo:

Abobrinha

Abobrinha  (Foto: Pixabay)

 

Adaptada a uma larga faixa de temperatura, sobretudo aos graus mais elevados, a hortaliça é consumida refogada, assada, frita ou empanada pelos brasileiros ao redor do país. Canteiros de um metro quadrado já são suficientes. Saiba como plantar abobrinha clicando aqui.

Chuchu

Chuchu (Foto: Wikimedia Commons)

 

Enquadrado na categoria de hortaliça-fruto, o chuchu é rico em fibras, possui vitaminas A, B1 e C, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém muita água e possui baixo teor de calorias e é digestivo, o que o torna um excelente diurético. Além disso, é uma hortaliça fácil de produzir, que não exige tratos especiais no manejo, cresce bem em pequenos espaços e nasce em qualquer lugar. Saiba como plantar chuchu clicando aqui.

Couve

Couve (Foto: Wikimedia Commons)

 

Boa para refogados, recheios de tortas, sopas e também crua em saladas, a couve é amplamente consumida no país inteiro. Ela é fácil de plantar e de baixo custo para a instalação de uma horta, que, inclusive, pode ser caseira, no fundo do quintal de residências, em vasos ou jardineiras. Saiba como plantar couve clicando aqui.

Repolho

Repolho (Foto: Pixabay)

 

 

De sabor especial, a hortaliça é rica em fibras e vitaminas. No Brasil, seu consumo mais frequente é em saladas, mas também pode ser servido refogado e em várias outras receitas culinárias. Além disso, pode ser plantada em áreas pequenas, como num canteiro em um quintal. Saiba como plantar repolho clicando aqui.

Jiló

Jiló (Foto: Pixabay)

 

Frito, cozido ou como ingrediente de tortas e sopas, o jiló é um alimento digestivo, de baixa caloria e muito nutritivo. Além de fósforo, ferro, cálcio, sais minerais e vitaminas A, C e do complexo B, o fruto possui propriedades que reduzem o colesterol e ajudam no tratamento de distúrbios hepáticos. E o melhor: o jiló pode crescer até em vasos. Saiba como plantar jiló clicando aqui.
Source: Rural

Leave a Reply