Skip to main content

(Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

 

 

A estimativa mensal elaborada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostra que os produtores venderam 92,6% da soja colhida no início deste ano e anteciparam a comercialização de 41,5% da safra 2020/2021, que começa a ser semeada a partir da segunda quinzena de setembro.

A forte demanda exportadora e o aumento da receita em reais, por causa da valorização do dólar, têm estimulado os negócios, sinalizando a baixa disponibilidade de soja no mercado doméstico no segundo semestre, o que pode impactar o segmento de proteínas animais.

O ritmo da comercialização da safra atual é o segundo maior da série histórica do Imea, ficando atrás apenas do registrado nesta época do ano para safra 2011/2012. As vendas estão 13 pontos acima das observadas no início de junho do ano passado e são 9,9 pontos superiores à média dos últimos cinco anos.

Já os números relativos à safra 2020/2021 são recordes, demostrando que os produtores estão aproveitando a conjuntura favorável para travar os custos e garantir as margens. As vendas futuras estão 21,9 pontos acima da registrada na mesma época do ano passado e 26,9 pontos acima da média de cinco anos.
Source: Rural

Leave a Reply